A opção "Aliases" é utilizada para definir os bancos de dados que deverão ser utilizados pelo Hipercusto em quais pastas ou diretórios os mesmos deverão ser salvos. 


Você deverá selecionar o alias (apelido ou pseudônimo) que deseja modificar ou então poderá cadastrar um novo. Para isso, você terá os seguintes campos:


  • Alias Name: é o nome do banco de dados que deverá ser criado. O nome que será digitado neste campo é nome que será exibido no menu do Hipercusto para seleção da empresa. O primeiro alias criado precisa, obrigatoriamente se chamar HIPERCUSTO enquanto que os demais poderão ter qualquer nome.
  • Path: é a pasta ou diretório onde os arquivos deste banco de dados deverão ser criados. Você pode digitar o nome do caminho neste campo ou então clicar no botão para procurar a pasta desejada.


Após ter informado o nome do alias e a pasta, clique no botão Add para adicionar o alias informado no servidor ou, se por acaso estiver modificando um alias previamente cadastrado clique no botão Update para gravar as modificações efetuadas. Se desejar apagar algum alias do servidor, selecione-o e clique em Delete.



  • Por segurança, a operação "Delete" apenas elimina o nome do banco de dados do servidor, isto é, os arquivos gravados no caminho informado continuarão no disco e, se desejar também eliminá-los você deverá fazer isso via Windows.
  • Caso sua licença for a empresa, você poderá cadastrar apenas um único alias e seu nome deverá ser HIPERCUSTO.
  • Apesar da pasta poder estar em qualquer máquina da rede a que o servidor tenha acesso, por questões de performance é aconselhável que ela esteja em um disco local do servidor.
  • Deverá existir pelo menos o alias HIPERCUSTO para que o sistema possa ser iniciado corretamente nas estações.
  • Você não deve usar letras acentuadas ou caracteres especiais no Alias Name. Se você fizer isso ele não será reconhecido pelo Hipercusto.
  • Evite instalar o banco de dados em um driver remoto pois se a conexão com o micro onde está o banco de dados for interrompida durante uma operação de escrita o banco de dados poderá ser danificado.