Esta é a versão anterior do "Catálogo de produtos".


Você deverá informar os parâmetros para emissão do relatório utilizando as seguintes abas:


Configuração do relatório

Define os parâmetros básicos de configuração do relatório e seleção dos produtos que devem ser impressos:

  • Produtos com situação: determina as situações que o produto deve possuir para ser impresso.
  • Ordenar relatório por: este campo indica qual a ordem que deverá ser utilizada na emissão do relatório, podendo ser:
    • Código: o catálogo de produtos será ordenado pelo código dos produtos.
    • Descrição: o catálogo de produtos será ordenado pela descrição dos produtos.
    • Referência: o catálogo de produtos será ordenado pela referência dos produtos.
    • Grupo/subgrupo: o catálogo de produtos será ordenado pelo grupo/subgrupo do produto.
  • Imprimir apenas a imagem principal: selecione essa opção se desejar que somente a imagem cadastrada como "imagem principal" do produto seja impressa.
  • Imprimir todas as imagens do produto: selecione essa opção para imprimir a imagem principal e todas as imagens secundárias do produto.
    • Tamanho das imagens: indique qual em que tamanho as imagens deverão ser impressas. As opções possíveis são:
      • Pequeno (75 x 75 pixels): imprime as imagens com o tamanho de 75 x 75 pixels.
      • Médio (100 x 100 pixels): imprime as imagens no tamanho de 100 x 100 pixels.
      • Grande (150 x 150 pixels): imprime as imagens no tamanho 150 x 150 pixels.
  • Imprimir linhas com fundo colorido: faz com que o fundo do relatório seja impresso com cores o que é muito útil para destacar partes do relatórios.
  • Imprimir observações: selecione essa opção se desejar a impressão das observações que foram cadastradas para as imagens/fotos.


Mark-up

Define quais os mark-ups (condições comerciais) deverão ser utilizados para calcular os preços de venda da tabela de preços, podendo ser:

  • Utilizar os mark-ups predefinidos: para calcular os preços de venda dos produtos serão utilizados os mark-ups que foram informados no cadastramento do produto.
  • Selecionar outro mark-up: este campo indica para cálculo dos preços de venda dos produtos deverão ser utilizados os mark-ups definidos pelos campos:
    • Mark-up 1: indica o mark-up que deverá ser utilizado para calcular o primeiro preço de venda. Você deverá informar o código do mark-up que deve ser utilizado ou utilizar o botão de pesquisa () que fica ao lado deste campo para localizar o Mark-Up desejado no cadastro do sistema.
    • Mark-up 2: indica o mark-up que deverá ser utilizado para calcular o segundo preço de venda. Você deverá informar o código do mark-up que deve ser utilizado ou utilizar o botão de pesquisa () que fica ao lado deste campo para localizar o Mark-Up desejado no cadastro do sistema.
    • Mark-up 3: indica o mark-up que deverá ser utilizado para calcular o terceiro preço de venda. Você deverá informar o código do mark-up que deve ser utilizado ou utilizar o botão de pesquisa () que fica ao lado deste campo para localizar o Mark-Up desejado no cadastro do sistema.
  • Imprimir o preço do 1º mark-up: define que deverão ser impressos os preços de venda calculado pelo primeiro mark-up informado.
  • Imprimir o preço do 2º mark-up: define que deverão ser impressos os preços de venda calculado pelo segundo mark-up informado.
  • Imprimir o preço do 3º mark-up: define que deverão ser impressos os preços de venda calculado pelo terceiro mark-up informado.
  • Imprimir a descrição do mark-up: indica que deverá ser impresso o nome de cada mark-up utilizado no cálculo do preço de venda.
  • Imprimir o preço de venda à vista: indica que deverão ser impressos os preços de venda à vista.
  • Imprimir o preço de venda a prazo: indica que deverão ser impressos os preços de venda a prazo.


Tipos de clientes e local venda

Como o preço pode variar em função do tipo de cliente e/ou estado destino da venda, nesta tela você deverá indicar se deseja:

  • Calcular os preços de venda para o seguinte tipo de cliente: indique aqui qual o tipo de cliente para qual os preços deverão ser calculados assim como o estado destino da venda.
  • Calcular os preços de venda para um cliente específico: aqui você poderá emitir o catálogo para um cliente específico. Indique o cliente desejado ou pressione o botão para pesquisar um determinado cliente no cadastro.


Vendedores

Como a comissão pode variar por vendedor, essa tela permite que você indique para qual vendedor os preços de venda deverão ser calculados:

  • Tabela padrão para qualquer vendedor: essa opção calculará os preços de venda levando em consideração apenas a taxa de comissionamento definida no(s) mark-up(s) selecionado(s).
  • Tabela específica para um vendedor: aqui você poderá emitir o catálogo para um vendedor específico, para isso indique o código do vendedor desejado ou pressione o botão para pesquisar o vendedor no cadastro do sistema.


Impostos destacados

Permite selecionar quais os impostos destacados que devem ser incluídos no cálculo do preço de venda (essa aba será exibida apenas se o sistema estiver configurado para considerar os impostos destacados).


Ajustes de preços

Permite modificar o resultado definido no mark-up, adicionar valores ao custo de fabricação, modificar o preço de venda, etc. Aqui você encontra as seguintes opções:

  • Modificação do resultado, com as seguintes possibilidades:
    • Manter o resultado original: não faz qualquer ajuste no resultado, isto é, mantém o previamente definido no mark-up, produto ou cliente.
    • Adiciona ao resultado definido o percentual de: permite acrescentar um valor ao resultado previamente definido. Também é possível diminuir o resultado definido bastando, para isso, digitar o percentual como um número negativo. Ao lado do campo de percentual a ser adicionado, você deverá informar o resultado mínimo e o máximo permitido.
    • Utilizar como resultado o percentual de: nessa opção o sistema utilizará como resultado desejado o percentual indicado.
  • Opções adicionais de ajuste de custo ou do preço, com as seguintes possibilidades:
    • Adicionar ao preço calculado (antes dos impostos destacados) o percentual de: após ter calculado o preço de venda, o sistema acrescentará o percentual indicado.
    • Adicionar ao custo de fabricação o percentual de: o sistema aumentará o custo de fabricação do produto no percentual indicado e, após esse ajuste, o preço de venda será calculado utilizando o custo de fabricação ajustado.
    • Adicionar ao preço calculado (antes dos impostos destacados) o valor de: essa opção acrescentará um valor ao preço de venda calculado.
    • Adicionar ao custo de fabricação o valor de: acrescerá, ao custo de fabricação, o valor indicado antes de iniciar o cálculo do preço de venda.


Seleção produtos, Seleção grupos/subgrupos, Seleção referência e clientes, Fornecedores e Grupos/subgrupos compra

Permite indicar o intervalo de impressão desejado (consulte o tópico definição de filtros para mais informações sobre o funcionamento destas abas).



  • Para que o preço de venda seja calculado corretamente você deverá ter definido os mark-ups sem erros, lembre-se, se o mark-up estiver errado o preço de venda calculado também estará.
  • Se desejar um catálogo de produtos em um modelo/formato diferente, você poderá utilizar o Gerador de relatórios do Hipercusto para definir seu próprio modelo.
  • Lembre-se que se você cadastrou muitas imagens no sistema a emissão do catálogo de produto poderá ser um pouco demorada, portanto evite emitir esse relatório remotamente (ou através de links/redes de baixa performance).


Uma vez tendo definido os parâmetros para emissão do relatório, você poderá utilizar os seguintes botões:

  • Visualizar: para exibir o relatório no vídeo.
  • Imprimir: para enviar o relatório para a impressora.
  • Salvar: salva os parâmetros informados para posterior reutilização.
  • Carregar: carrega os parâmetros para emissão do relatório (desde que tenham sido previamente salvos utilizando a opção acima)
  • Retornar: retorna ao menu do Hipercusto.