Clientes
Este módulo do Hipercusto deve ser utilizado para cadastramento dos clientes da empresa.
Quando selecionado você verá uma tela contendo as seguintes páginas:
Clientes cadastrados
Onde são exibidos os dados dos clientes cadastrados. Esta página contém as seguintes abas:
- Clientes cadastrados: exibe todos os clientes já cadastrados no Hipercusto. Você poderá selecionar o cliente desejado com um simples clique do mouse (se por acaso você ainda não cadastrou nenhum dado no sistema, não será exibido nenhum registro nesta tela). Repare que na parte inferior dessa tela existem três checkbox, onde você poderá selecionar quais itens devem ser exibidos.
- Dados do cliente: Que contém as seguintes informações do cliente que foi selecionado:
- Código: onde deverá ser fornecido o código ou identificação do cliente que está sendo cadastrado. Este campo pode ter até 15 caracteres e tenha em mente que o código do cliente é único, ou seja, o sistema não permitirá o cadastramento de dois clientes com o mesmo código.
- Razão social: neste campo deverá ser informada a razão social ou o nome do cliente.
- Nome fantasia ou "apelido": aqui você poderá informar o nome pelo qual o cliente é conhecido no mercado.
- CNPJ ou CPF: neste campo deve ser informado o CNPJ do cliente se ele for pessoa jurídica ou seu CPF se ele for pessoa física.
- Inscr. estadual ou RG: aqui deverá ser informada a inscrição estadual do cliente ou o RG se o cliente for pessoa física.
- Endereço: endereço do cliente.
- Bairro: bairro do endereço do cliente.
- Cidade: cidade do endereço do cliente.
- UF: estado do endereço do cliente.
- CEP: Código de Endereçamento Postal do endereço do cliente.
- Telefones: telefone ou telefones do cliente. Fica a seu critério informar o DDD ou digitar mais de um telefone para o cliente.
- Pessoa de contato: onde deverá ser informado o nome da pessoa de contato no cliente.
- Telefone celular: telefone celular do contato do cliente. Assim como no campo telefone, fica a seu critério informar o DDD ou digitar mais de um celular para o contato do cliente.
- Outros telefones: telefones adicionais do cliente.
- E-mail: e-mail da pessoa de contato da empresa. É para este e-mail que os orçamentos emitidos pelo sistema serão enviados.
- Home page: endereço da página WEB (internet) do cliente.
- Grupo/subgrupo: utilizado para agrupar os clientes de acordo com as necessidades da empresa. Por exemplo, você pode utilizar esse campo para separar os clientes por ramo de atuação, por localidade da empresa, por porte, etc. Você poderá localizar o grupo desejado utilizando o botão de pesquisa de grupo
e se o grupo ainda não tiver sido cadastrado você poderá usar o botão
para acionar o módulo de manutenção do cadastro de grupos/subgrupos.
- Este cliente é atendido pelo vendedor: se o cliente for atendido apenas por um vendedor, neste campo você deverá fornecer o código do vendedor responsável pelo atendimento.
- Cliente é filial ou pertence ao grupo empresarial (e segue as regras do contrato do cliente): indica que este cliente faz parte de um determinado grupo empresarial e a vendas para este cliente devem respeitar o contrato cadastrado para a matriz (apenas se não houver um contrato específico para este cliente).
- Tipo de cliente: com as opções: Indústria, Atacado, Consumidor e Outro. Estes "tipos" de clientes poderão ser renomeados através do módulo de configuração do sistema e esta definição será utilizada pelo cadastro de mark-ups para calcular o preço que deverá ser praticado para o cliente ou para calcular corretamente os impostos destacados (exemplo: ICMS/ST e IPI).
- Situação cliente: indica se o cliente está ativo, suspenso ou inativo.
- Cálculo do preço: aqui você poderá fornecer regras específicas para o cálculo do preço de venda dos produtos adquiridos por esse cliente:
- Mark-ups que devem ser utilizados nas vendas para este cliente: define quais mark-ups devem ser utilizados no cálculo do preço de venda para este cliente. Você poderá informar até três mark-ups que serão tratados de um dos seguintes modos:
- Adicionar aos do produto: indica que os mark-ups fornecidos nessa tela serão adicionados aos mark-ups definidos para o produto. Durante a venda o usuário poderá selecionar os mark-ups cadastrados para o produto, os mark-ups cadastrados para o cliente ou qualquer outro mark-up que esteja cadastrado no sistema.
- Substituir os do produto: define que os mark-ups informados aqui deverão ser utilizados no lugar dos mark-ups cadastrados para o produto. Durante a venda o usuário poderá selecionar os mark-ups informados nessa tela ou qualquer mark-up cadastrado no sistema.
- Utilizar apenas estes mark-ups: indica que o usuário poderá selecionar apenas um dos mark-ups definidos nesta tela.
- As compras deste cliente são entregues pela transportadora: se houver uma transportadora pré-determinada a atender este cliente, você poderá informá-la neste campo (o preenchimento deste campo é opcional).
- Resultado: Se for necessário, você poderá definir percentual de resultado específico para ser utilizado no cálculo do preço de venda para este cliente. As possibilidades para esse campo são:
- Usar apenas o resultado do mark-up: indica que não deverá ser realizado qualquer ajuste no percentual de resultado definido no mark-up.
- Adicionar ao resultado do mark-up o percentual: indica que o percentual (fornecido ao lado deste campo) deverá ser adicionado ao resultado definido no mark-up (ou subtraído se você informou um valor negativo).
- Substituir o resultado do mark-up por: indica que deve ser utilizado como resultado o percentual fornecido ao lado deste campo, ignorando o percentual de resultado que foi cadastrado no mark-up.
- Frete: Você também poderá definir frete diferente e que deverá ser utilizado no cálculo do preço de venda para este cliente. As possibilidades para esse campo são:
- Usar apenas o frete do mark-up: indica que não deverá ser realizado qualquer ajuste no frete definido no mark-up.
- Adicionar ao frete do mark-up o percentual: indica que o percentual (fornecido ao lado deste campo) deverá ser adicionado ao frete definido no mark-up (ou subtraído se você informou um valor negativo).
- Substituir o frete do mark-up por: indica que deve ser utilizado como frete o valor fornecido ao lado deste campo, ignorando o frete que foi cadastrado no mark-up.
- Financiamento: Se for necessário, você poderá definir uma taxa de financiamento diferente e que deverá ser utilizado no cálculo do preço de venda para este cliente. As possibilidades para esse campo são:
- Usar apenas a taxa de financiamento do mark-up: indica que não deverá ser realizado qualquer ajuste na taxa de financiamento definida no mark-up.
- Adicionar na taxa de financiamento do mark-up o percentual: indica que o percentual (fornecido ao lado deste campo) deverá ser adicionado ao resultado definido no mark-up (ou subtraído se você informou um valor negativo).
- Substituir a taxa de financiamento do mark-up por: indica que deve ser utilizado como taxa de financiamento o percentual fornecido ao lado deste campo, ignorando o percentual cadastrado no mark-up.
- Prazo médio: Também é possível definir um prazo médio de financiamento diferente e que deverá ser utilizado no cálculo do preço de venda para este cliente. As possibilidades para esse campo são:
- Usar apenas o prazo médio do mark-up: indica que não deverá ser realizado qualquer ajuste no prazo médio definido no mark-up.
- Adicionar ao prazo médio do mark-up o valor: indica que o número de dias (fornecido ao lado deste campo) deverá ser adicionado ao resultado definido no mark-up (ou subtraído se você informou um valor negativo).
- Substituir o prazo médio de financiamento do mark-up por: indica que deve ser utilizado como prazo médio de financiamento o número de dias fornecido ao lado deste campo, ignorando o prazo médio cadastrado no mark-up.
- Desconto: Se for necessário, você poderá definir uma condição de desconto diferente e que deverá ser utilizado no cálculo do preço de venda para este cliente. As possibilidades para esse campo são:
- Usar o desconto informado no mark-up: indica que não deverá ser realizado qualquer ajuste na condição de desconto do mark-up.
- Não aplicar descontos sobre o preço calculado: indica que para este cliente não deverá ser concedido qualquer tipo de desconto sobre o preço de venda.
- Sobre o preço calculado de: após ter calculado o preço de venda, antes de aplicar os impostos destacados, será aplicado o desconto indicado e que passará a ser o novo preço de venda do produto.
- Sobre a duplicada (antes dos impostos destacados) de: indica que o desconto será aplicado apenas na duplicata, ou seja, a nota fiscal será emitida com base no preço "antes do desconto" e o desconto será concedido apenas sobre a duplicata. Nesse caso o desconto será calculado sobre o preço de venda antes de inserir o valor dos impostos destacados.
- Sobre a duplicada (com os impostos destacados) de: similar a opção anterior porém o valor do desconto será calculado sobre o preço de venda com os impostos destacados.
- Sobre a duplicada (com os impostos destacados e taxas adicionais) de: similar a opção anterior porém o valor do desconto será calculado sobre o preço de venda com os impostos destacados e taxas adicionais sobre o preço de venda.
- Inserir desconto no preço: ao ativar uma das possibilidades de desconto para o cliente, você também poderá marcar essa opção para que o Hipercusto insira o desconto que será concedido ao preço de venda e assim a rentabilidade desejada seja alcançada.
|
|
- Observações: É um campo de "texto livre" e que permitirá digitar qualquer tipo de informação adicional sobre o cliente como, por exemplo, limites de crédito, condições de fornecimento, acordos comerciais, etc. Este campo pode ter até 10.240 letras (10Kbytes).
- Impostos para o cliente: nesta aba você deverá indicar quais os impostos que deverão ser incluídos no cálculo dos preços de venda do cliente. Caso o cliente seja isento de um ou mais impostos, basta desativar os impostos correspondentes. Além de um campo para cada imposto, você também encontrará a opção abaixo:
- Modo de cálculo da isenção de impostos: que determina como os impostos devem ser excluídos do preço de venda calculado para este cliente. As opções possíveis são:
- Não incluir os impostos dos quais o cliente é isento no cálculo do preço: faz com que os percentuais de cada imposto não sejam utilizados no cálculo do preço de venda.
- Utilizar todos os impostos e depois subtrair do preço os impostos dos quais o cliente é isento: calculará o preço de venda utilizando todos os percentuais de impostos e, depois que o preço for calculado, subtrairá do resultado o valor de cada imposto dos quais o cliente é isento.
|
|
Últimas compras do cliente
Nesta página são informadas as últimas compras realizadas pelo cliente. Esta é uma tela apenas informativa, isto é, os dados apresentados aqui vem do módulo de vendas do Hipercusto e não podem ser modificadas por este módulo. Também serão exibidos os totais de compras, mês a mês, do cliente selecionado.
Na parte de baixo desta tela você poderá indicar o número de compras que devem ser exibidas (entre as últimas 100 até as últimas 1.000 compras) e o período de totalização das vendas (entre 6 e 96 meses).