Para exportar os dados dos relatórios e/ou consultas do Hipercusto para arquivos em disco, você deverá preencher os seguintes campos:

  • Pasta onde o arquivo deve ser gravado: é o local do seu computador (pasta) onde o arquivo deverá ser criado. Você poderá digitar diretamente o nome da pasta ou clicar no botão de pesquisa para abrir a tela de seleção de pastas. Ao lado desse campo existe um botão com um "pin" que, ao ser pressionado, memorizará a pasta informada como o local padrão para criação dos arquivos.
  • Nome do arquivo que deve ser gerado: é o nome do arquivo que deverá ser gerado. Se desejar, você poderá usar o botão de pesquisa para selecionar um arquivo existente (que será sobreposto pelo novo) ou alterar o local de gravação do arquivo.
  • Formato de exportação: define o tipo de arquivo deverá ser gerado. Os tipos suportados são:
    • Planilha de cálculo no formato Excel (XLSx).
    • Arquivo texto - campos de tamanho fixo (TXT).
    • Arquivos texto - campos separados por vírgulas (CSV).
    • HyperText Markup Language (HTML).
    • eXtensible Markup Language (XML).
    • Standard Query Language (SQL).
    • Portable Documente Format (PDF).
    • Exportação avançada
  • Campos e/ou informações que devem ser exportadas: selecione quais campos deverão ser exportados para o arquivo. Repare que essa área da tela possui duas "regiões" e os campos que serão gravados no arquivo são os que estão no lado direito da tela.
  • Classificar os nomes dos campos disponíveis (ordem alfabética): se você marcar essa opção, os nomes dos campos disponíveis serão ordenados alfabeticamente. Se essa opção estiver desmarcada, ao mover campos da esquerda para a direita seles serão exibidos no final da lista de campos disponíveis.


Após ter fornecido o local e o nome do arquivo, indicado o formato e selecionado os campos que devem ser gerados, pressione o botão "Exportar dados" para criar o arquivo de exportação das informações.




  • Os arquivos gerados podem não atender completamente as especificações do formato escolhido.
  • Se você selecionar o formato "Exportação avançada", será exibida uma nova tela para indicar o formado que deverá ser utilizado e configurar a exportação (clique aqui para obter informações sobre esse módulo).
  • Ao solicitar a classificação dos campos eles serão ordenados imediatamente, mas, se você desmarcar novamente essa opção os campos permanecerão classificados (isto é, não retornarão para a ordem que estavam antes de serem classificados).