Este módulo do sistema deve ser utilizado para imprimir a ficha de custo dos produtos, isto é, uma relatório com os dados do produto, sua fórmula de fabricação e os custos de cada um dos grupos de insumos da sua fórmula.


Você deverá informar os parâmetros para emissão do relatório utilizando as seguintes abas:


Configuração do relatório

Define os parâmetros básicos de configuração do relatório e seleção dos produtos que devem ser impressos:

  • Produtos com situação: aqui você poderá selecionar as situações que os produtos devem ter para serem listados.
  • Ordenar relatório por: este campo indica qual a ordem que deverá ser utilizada na emissão do relatório (por código, descrição, referência, grupo/subgrupo ou cliente).
  • Imprimir as observações do produto: selecione esta opção se você desejar que sejam impressas as observações que foram informadas no cadastramento do produto.
  • Imprimir as observações da fórmula: selecione esta opção se deseja que sejam impressas as observações/informações adicionais que foram cadastradas para cada item da fórmula do produto.
  • Imprimir a fórmula do produto: selecione esta opção para imprimir a fórmula do produto.
  • Explodir os itens Fórmula até o nível: se você selecionar esta opção, quando na fórmula do produto for localizado um semiacabado ou outro produto o sistema também listará sua fórmula. Quando você ativar este campo poderá definir:
    • nível: até qual nível o produto deverá ser "explodido". Por exemplo, se neste campo estiver 1, o sistema explodirá apenas os produtos e semiacabados que foram localizados na fórmula do produto. Se você neste campo estiver 2, o sistema também "explodirá" os produtos e/ou semiacabados que foram encontrados no primeiro nível de explosão e assim sucessivamente.
    • Com o custo dos itens: selecionando esta opção, além dos dados básicos dos itens das fórmulas "explodidas" o sistema imprimirá o custo de cada componente.
    • Com as observações da fórmula: selecione esta opção se desejar que as observações das fórmulas dos demais níveis sejam impressas.
  • Imprimir o custo de cada componente da fórmula: se esta opção for selecionada o sistema imprimirá o custo de cada componente da fórmula do produto. 
  • Ordenar fórmula por fase de produção: os itens da fórmula do produto são impressas respeitando a sequência definida no cadastramento das mesmas mas, se você marcar essa opção elas serão impressas ordenadas pela fase de fabricação.
  • Imprimir os preços de venda: selecione esta opção se desejar que seja impresso os preços de venda do produto (calculados com base nos três mark-ups padrões cadastrados para o produto). Ao selecionar esta opção, você poderá selecionar também:
    • Estado: para qual a lista de preços deverá ser emitida.
    • Com composição do mark-up: selecione esta opção para imprimir as taxas do mark-up que foram utilizadas no cálculo do preço de venda do produto.
    • Quando a opção de impressão do preço de venda estiver ativa, será exibida uma nova aba com o nome "Taxas mark-up" onde você poderá especificar quais taxas devem ser consideradas no cálculo do "terceiro preço de venda".
  • Imprimir o custo de aquisição (mat.prima e pres.serv.): selecione esta opção se desejar que seja impresso o custo de aquisição dos itens da fórmula, quando este for uma matéria-prima ou prestador de serviços.
  • Totalizar quantidades pela unidade de medida: se for selecionada o sistema imprimirá, para cada produto, um resumo com as quantidades dos itens das fórmulas totalizados pela unidade de medida.
  • Imprimir o resumo do custo: selecionando essa opção será impresso, no final do relatório, o total do custo por grupo de insumos.
  • Imprimir o gráfico de custo: selecionando esta opção serão impressos, no final do relatório, dois gráficos com os custos de cada grupo de insumos.
  • Imprimir as imagens do produto: ative essa opção para imprimir a imagem principal que foi cadastrada para cada produto. Se essa opção não estiver sendo for visualizada é porque seu sistema não está configurado para permitir o cadastramento de imagens para os produtos. Se ela aparecer mas estiver desabilitada é porque você ainda não cadastrou nenhuma imagem de produto no sistema.
  • Imprimir linhas com fundo colorido: faz com que o fundo do relatório seja impresso com cores o que é muito útil para destacar partes do relatórios.
  • Totalizar tempos (preparação / operação): selecione esta opção se desejar que seja impresso o tempo total de preparação e operação dos setores produtivos.
  • Imprimir o custo hora (setor produtivo): selecione esta opção se desejar que seja impresso o custo hora dos itens da fórmula, quando este for um setor produtivo.
  • Emitir ficha na moeda/indexador: se você desejar, poderá informar que os custos/valores do produto devem ser impressos em outra moeda/indexador.



  • Para que seja possível emitir o relatório usando uma moeda/indexador diferente da moeda base, você deverá ter alimentado corretamente o cadastro de moedas/indexadores do sistema.
  • Se você estiver utilizando o sistema remotamente utilizando um link de comunicação de baixa performance, o processamento deste relatório poderá demorar um pouco para ser concluído.


Produtos, Grupos/subgrupos, Referência e clientes, Fornecedores e Grupos/subgrupos compra

Permite indicar o intervalo de impressão desejado (consulte o tópico definição de filtros para mais informações sobre o funcionamento destas abas).


Taxas mark-up

Essa aba, que será exibida ao ativar a opção de impressão dos preços de venda, permite ativar o cálculo do terceiro preço de venda, utilizando apenas as taxas de mark-up selecionadas:

  • Despesas de venda: selecione as despesas de venda que deverão ser consideradas no cálculo do terceiro preço de venda.
  • Impostos (inclusos): selecione os impostos que deverão ser considerados no cálculo do terceiro preço de venda.
  • Impostos (destacados): selecione os impostos destacados que deverão ser considerados no cálculo do terceiro preço de venda.
  • Despesas de estrutura: selecione as despesas de estrutura que deverão ser consideradas no cálculo do terceiro preço de venda.
  • Resultado: indique se o resultado (lucro) deverá ser considerado no cálculo do preço de venda. Indique, também, se deverá ser utilizado o Adicional de Resultado que foi definido para o produto.
  • Como obter o terceiro preço: Aqui você deve informar como as taxas deverão ser utilizadas para obter o terceiro preço de venda. As opções possíveis são:
    • Subtrair valores das taxas não selecionadas do preço calculado: nesta opção o Hipercusto calculará o preço utilizando todas as taxas (selecionadas ou não) e, do preço calculado, subtrairá os valores referentes as taxas que não foram selecionadas.
    • Utilizar apenas as taxas selecionadas no cálculo do preço de venda: aqui o preço de venda será calculado utilizando apenas as taxas selecionadas. 
    • Não incluir o terceiro preço de venda no relatório: selecione esta opção se não desejar que o terceiro preço de venda seja impresso no relatório.
  • Nome para essa composição de preço: Indique o nome que deverá ser impresso como cabeçalho da terceira coluna de preço.


Ajustes valores

O padrão é emitir a ficha de custo do produto utilizando os valores atuais de compra das matérias-primas, as taxas horárias atuais dos setores produtivos e os valores atuais cobrados pelos prestadores de serviços. No entanto, em algumas ocasiões poderá ser necessário valorizar a fórmula de fabricação do produto utilizando os valores destes insumos de uma data anterior aos custos atuais e, se esse for o caso, você poderá utilizar as seguintes opções:

  • Utilizar o valor atual de aquisição das matérias-primas: essa é a opção padrão e, quando ativada, indica que devem ser utilizados os valores atuais de compra das matérias-primas. Se você desmarcar essa opção, deverá indicar:
    • Utilizar o valor de aquisição de matérias-primas em: digite a data em que os valores de compra das matérias-primas devem ser obtidos.
    • Se houver mais de um valor de aquisição da matérias-prima na data acima: pode ser que, na data informada, tenham sido registrados mais de um valor para a matéria-prima e, se isso ocorrer, especifica qual valor deverá ser utilizado:
      • Utilizar o menor valor: indica que deverá ser utilizado o menor dos valores.
      • Utilizar o maior valor: indica que deverá ser utilizado o maior dos valores. 
      • Utilizar a média dos valores: indica que deverá ser utilizado a média dos valores encontrado.
      • Utilizar a mediana: indica que, se a quantidade de valores encontrados for um número ímpar, deverá ser utilizado o valor que estiver no meio dos valores. Se a quantidade de valores encontrados for par, deverá ser utilizada a média dos dois valores intermediários.
    • Utilizar cotações atuais das moedas / indexadores (para as matérias-primas não adquiridas em REAL): se a matéria-prima for adquirida em outra moeda (exemplo: US$), o valor histórico da matéria-prima será convertido utilizado a cotação atual das moeda. Desmarque essa opção você desejar que também seja utilizada a cotação da moeda na data informada.
  • Utilizar a taxa horária atual dos setores produtivos: essa é a opção padrão e, quando ativada, indica que devem ser utilizados os valores atuais das taxas horárias dos setores produtivos. Se você desmarcar essa opção, deverá indicar:
    • Utilizar a taxa horária dos setores produtivos em: digite a data em que os valores das taxas horárias devem ser obtidos.
    • Se houver mais de uma taxa horária do setor produtivo na data acima: pode ser que, na data informada, tenham sido registrados mais de um valor para o setor produtivo e, se isso ocorrer, especifica qual valor deverá ser utilizado:
      • Utilizar a menor taxa horária: indica que deverá ser utilizado o menor dos valores.
      • Utilizar a maior taxa horária: indica que deverá ser utilizado o maior dos valores. 
      • Utilizar a média das taxas horárias: indica que deverá ser utilizado a média dos valores encontrado.
      • Utilizar a mediana: indica que, se a quantidade de valores encontrados for um número ímpar, deverá ser utilizado o valor que estiver no meio dos valores. Se a quantidade de valores encontrados for par, deverá ser utilizada a média dos dois valores intermediários.
    • Utilizar cotações atuais das moedas / indexadores (para os setores produtivos não valorizados em REAL): se o setor produtivo for valorizado em outra moeda (exemplo: US$), o valor histórico será convertido utilizado a cotação atual das moeda. Desmarque essa opção você desejar que também seja utilizada a cotação da moeda na data informada.
  • Utilizar o valor atual dos prestadores de serviços: essa é a opção padrão e, quando ativada, indica que devem ser utilizados os valores atuais dos prestadores de serviços. Se você desmarcar essa opção, deverá indicar:
    • Utilizar o valor dos prestares de serviços em: digite a data em que os valores dos prestadores de serviços devem ser obtidos.
    • Se houver mais de um valor de aquisição para o prestador de serviços na data acima: pode ser que, na data informada, tenham sido registrados mais de um valor para o prestador de serviços e, se isso ocorrer, especifica qual valor deverá ser utilizado:
      • Utilizar o menor valor: indica que deverá ser utilizado o menor dos valores.
      • Utilizar o maior valor: indica que deverá ser utilizado o maior dos valores. 
      • Utilizar a média dos valores: indica que deverá ser utilizado a média dos valores encontrado.
      • Utilizar a mediana: indica que, se a quantidade de valores encontrados for um número ímpar, deverá ser utilizado o valor que estiver no meio dos valores. Se a quantidade de valores encontrados for par, deverá ser utilizada a média dos dois valores intermediários.
    • Utilizar cotações atuais das moedas / indexadores (para os prestadores de serviços não contratados em REAL): se o prestador se serviços for contratado em outra moeda (exemplo: US$), o valor histórico será convertido utilizado a cotação atual das moeda. Desmarque essa opção você desejar que também seja utilizada a cotação da moeda na data informada.



Uma vez tendo definido os parâmetros para emissão do relatório, você poderá utilizar os seguintes botões:

  • Visualizar: para exibir o relatório no vídeo.
  • Imprimir: para enviar o relatório para a impressora.
  • Salvar: salva os parâmetros informados para posterior reutilização.
  • Carregar: carrega os parâmetros para emissão do relatório (desde que tenham sido previamente salvos utilizando a opção acima)
  • Retornar: retorna ao menu do Hipercusto.