Este módulo do sistema deve ser utilizado para obter um relatório com os clientes cadastrados no sistema.


Você deverá informar os parâmetros para emissão do relatório utilizando as seguintes abas:


Configuração do relatório

Aqui são especificadas as condições básicas de seleção dos clientes e configuração do relatório:

  • Listar os clientes com situações: indique quais as situações que os clientes devem possuir para serem impressos (ativo, suspenso e/ou inativos).
  • Apenas clientes dos tipos: indique os tipos de clientes que devem ser listados (indústrias, atacados, consumidores e/ou outros).
  • Ordenar relatório por: este campo indica qual a ordem que deverá ser utilizada na emissão do relatório (por código ou nome/razão social).
  • Que estejam ligados com o cliente: permite selecionar apenas os clientes (filiais) de um determinado grupo empresarial (matriz). O preenchimento deste campo é opcional.
  • Modelo relatório: selecione o modelo de relatório desejado.


Seleção clientes, Seleção grupos/subgrupos e Seleção vendedores 

Permite indicar o intervalo de impressão desejado (consulte o tópico definição de filtros para mais informações sobre o funcionamento destas abas).


Uma vez tendo definido os parâmetros para emissão do relatório, você poderá utilizar os seguintes botões:

  • Visualizar: exibe o relatório no vídeo (o visualizador possui botões para imprimir, salvar o relatório como planilha ou no formato PDF).
  • Exportar:  salva o relatório como uma planilha e, quando pressionado, será exibida uma tela onde você deverá informar um nome para a planilha e o local onde ela deve ser salva.
  • Salvar: salva os parâmetros informados para posterior reutilização.
  • Carregar: carrega os parâmetros para emissão do relatório (desde que tenham sido previamente salvos utilizando a opção acima)
  • Retornar: retorna ao menu do Hipercusto.