Esta é a versão anterior do relatório "contratos de produtos x clientes".


Você deverá informar os parâmetros para emissão do relatório utilizando as seguintes abas:


Configuração do relatório

Aqui são especificadas as condições básicas de seleção dos contratos, clientes e configuração do relatório:

  • Apenas os que tenha validade entre as datas: listará apenas os contratos que possuam validade entre as datas indicadas. Se você não marcar essa opção, então serão listados todos os contratos com qualquer data de validade.
  • Imprimir os contratos que estejam: indica se devem ser listados os contratos que estejam ativos, inativos ou ambos.
  • Modelo: aqui você deverá selecionar um dos dois modelos de relatório:
    • Detalhado: lista todos os dados do contrato, inclusive os produtos cadastrados no mesmo.
    • Resumido (sintético): lista apenas os dados principais do contrato como: número, cliente, data validade e situação.
    • Análise resultado: permite obter um comparativo do resultado do preço do contrato utilizando o custo de uma determinada data e utilizando o custo atual de fabricação.
    • Análise MC: permite obter um comparativo da margem de contribuição do preço do contrato utilizando o custo de uma determinada data e utilizando o custo atual de fabricação.
    • Reajuste: permite conhecer o resultado que será obtido se os contratos forem reajustados por um determinado percentual. Também exibe o reajuste que deveria ser aplicado ao valor do contrato para obter a rentabilidade definida no mark-up.
    • Reajuste (MC): permite conhecer a margem de contribuição que será obtida se os contratos forem reajustados por um determinado percentual. Também exibe o reajuste que deveria ser aplicado ao valor do contrato para obter a margem de contribuição definida no mark-up.
  • Ordenar registros por: determina como os contratos devem ser classificados (por número de contrato, código do cliente, nome do cliente, nome fantasia, início validade ou término validade).
  • Linhas com fundo colorido: faz com que o fundo do relatório seja impresso com cores o que é muito útil para destacar partes do relatórios.
  • Imprimir observações do contrato: ative esta opção se desejar a impressão das informações adicionais ou observações do contrato.
  • Imprimir observações dos itens: ative esta opção se desejar a impressão das informações adicionais ou observações cadastradas para cada item do contrato.
  • Usar o preço: define que preço deve ser impresso:
    • Sem os impostos destacados: listará o preço que foi cadastrado para o contrato (o preço que foi digitado).
    • Com os impostos destacados: listará o preço cadastrado (digitado) acrescido dos impostos destacados e das taxas fixas adicionadas ao preço. Esse preço é apenas uma estimativa pois, na hora da venda, o valor poderá ser diferente do indicado se ocorreram mudanças na tabela NCM ou nas taxas fixas sobre o preço definidas no mark-up.
  • Exibir o custo de fabricação ou Exibir o preço de venda: essa opção será habilitada apenas para os modelos de análise e permite especificar se você deseja que seja impresso o custo de fabricação do produto (atual e em uma determinada data) ou o preço de venda do produto. Você também deverá indicar de que data o custo/preço de venda deverá ser impresso, podendo ser:
    • Na data do contrato: indica que deverá ser considerado o custo de fabricação (ou preço de venda) que o produto possuía na data de cadastramento do contrato.
    • Na seguinte data: indica que deverá ser utilizado o custo de fabricação (ou preço de venda) do produto na data indicada ao lado deste campo.
    • Anterior ao custo atual:  deve ser utilizado o penúltimo custo de fabricação do produto (isto é, o custo que o produto possuía antes do cálculo do custo atual de fabricação).
    • Anterior e diferente do custo atual:  deve ser utilizado o penúltimo custo de fabricação do produto e que seja diferente do custo atual (isto é, se o custo anterior do produto for igual ao custo atual, o sistema pegará o antepenúltimo custo do produto).
  • Reajuste de: essa opção será habilitada apenas para os modelos de reajuste e permite indicar o percentual que deverá ser aplicado sobre o valor do contrato.


Seleção clientes, Setores produtos, Seleção contratos e Seleção vendedores

Permite indicar o intervalo de impressão desejado (consulte o tópico definição de filtros para mais informações sobre o funcionamento destas abas).



Uma vez tendo definido os parâmetros para emissão do relatório, você poderá utilizar os seguintes botões:

  • Visualizar: para exibir o relatório no vídeo.
  • Imprimir: para enviar o relatório para a impressora.
  • Salvar: salva os parâmetros informados para posterior reutilização.
  • Carregar: carrega os parâmetros para emissão do relatório (desde que tenham sido previamente salvos utilizando a opção acima)
  • Retornar: retorna ao menu do Hipercusto.