Este módulo do sistema deve ser utilizado para imprimir um relatório contendo as contas cadastradas no Plano de Contas no sistema.


Você deverá informar os parâmetros para emissão do relatório utilizando as seguintes abas:


Configuração do relatório

Aqui são especificadas as condições básicas de seleção das contas e configuração do relatório:

  • Apenas com a situação: indica quais contas deverão ser listadas, isto é, listar apenas as contas com situação Ativa, apenas as com situação Inativa ou Ambas.
  • Ordenar relatório por: define como as contas devem ser classificadas (por código ou por descrição).
  • Modelo relatório: selecione o modelo de relatório que deve ser emitido.


Seleção plano de contas

Permite indicar o intervalo de impressão desejado (consulte o tópico definição de filtros para mais informações sobre o funcionamento destas abas).



Uma vez tendo definido os parâmetros para emissão do relatório, você poderá utilizar os seguintes botões:

  • Visualizar: exibe o relatório no vídeo (o visualizador possui botões para imprimir, salvar o relatório como planilha ou no formato PDF).
  • Exportar:  salva o relatório como uma planilha e, quando pressionado, será exibida uma tela onde você deverá informar um nome para a planilha e o local onde ela deve ser salva.
  • Salvar: salva os parâmetros informados para posterior reutilização.
  • Carregar: carrega os parâmetros para emissão do relatório (desde que tenham sido previamente salvos utilizando a opção acima)
  • Retornar: retorna ao menu do Hipercusto.