Vendas por vendedor
Este módulo do sistema listará todas as vendas que foram realizadas por um ou mais vendedores.
Você deverá informar os parâmetros para emissão do relatório utilizando as seguintes abas:
Definição período e configuração do relatório
Define os parâmetros básicos de configuração do relatório e seleção do período que deve ser listado:
- Período desejado: indica o período desejado para impressão através dos campos do dia e até o dia (serão impressos apenas os pedidos de venda cuja data de emissão esteja no intervalo definido). Você pode utilizar o botão "◄ Período" ao lado deste campo para facilitar a seleção do período desejado.
- Imprimir: define quais os status/situações que as vendas deverão ter para serem listadas. Você pode selecionar a impressão das vendas confirmadas (ativas) sejam impressas, das vendas que estão com situação "em espera" ou das vendas que foram canceladas.
- Modelo relatório: define o layout/modelo de relatório que deve ser emitido. As opções possíveis são:
- Listar os itens do pedido, total venda, margem de contribuição obtida e comissão do vendedor: é o modelo mais detalhado onde serão listados todos os itens de cada pedido.
- Agrupar pelo número do pedido, listar a margem de contribuição e o cliente: neste será impresso apenas o valor total de cada pedido, margem de contribuição obtida e o cliente
- Totalizar pelo número do pedido com as comissões a serem pagas a cada vendedor: nesta opção serão listados apenas os totais dos pedidos com a margem de contribuição, cliente e valor da comissão. Ao ativar esse modelo, você poderá definir ainda:
- Imprimir a margem de contribuição ou resultado: ative essa opção se desejar a impressão da margem de contribuição de cada pedido.
- Nova página a cada novo vendedor: ative essa opção se desejar que seja impresso os valores de cada vendedor em páginas distintas (útil se você pretende entregar o relatório para o vendedor).
- Usar nome fantasia do cliente: indica que você deseja que no relatório seja impresso o nome fantasia do cliente (apelido) em vez da sua razão social (esta opção será habilitada somente se você ativou a opção "Agrupar as vendas por pedido..." ou "Totalizar as vendas por pedido..." (descritas acima).
- Ordenar por: indica como os dados deverão ser listados (disponível somente no segundo e terceiro modelo de relatório):
- Data: os pedidos serão ordenados pela data do pedido.
- Pedido: o relatório será impresso ordenado por número do pedido.
- Código vendedor: o relatório será impresso ordenado pelo código do vendedor (habilitado somente no terceiro modelo do relatório).
- Nome vendedor: o relatório será impresso ordenado pelo nome do vendedor (habilitado somente no terceiro modelo do relatório).
- Código cliente: o relatório será impresso ordenado pelo código do cliente.
- Nome cliente: o relatório será impresso ordenado pelo nome do cliente.
- Imprimir linhas com fundo colorido: faz com que o fundo do relatório seja impresso com cores o que é muito útil para destacar partes do relatórios.
- Totalizar pela data do pedido: imprimirá uma totalização por data de emissão do pedido (disponível apenas o primeiro modelo do relatório).
- Apenas pedidos com margem de contribuição negativa ou resultado negativo: selecione esta opção para listar apenas os pedidos em que a margem de contribuição (ou o resultado) ficou negativa.
- Apenas pedidos com % de MC ou pedido entre: selecionando esta opção você poderá definir qual o percentual de margem de contribuição (ou resultado) que um pedido deve ter para ser listado, sendo que você deverá utilizar os campos ao lado para definir o intervalo de impressão.
- Utilizar preço: permite que você indique se no relatório deverá ser impresso o preço final (com todos os impostos, inclusive os destacados) ou se deseja que seja impresso o preço de venda antes dos impostos destacados.
Vendedores, Produtos, Clientes, Grupos/subgrupos, Fornecedores e Grupos/subgrupos compra
Permite indicar o intervalo de impressão desejado (consulte o tópico definição de filtros para mais informações sobre o funcionamento destas abas).
Uma vez tendo definido os parâmetros para emissão do relatório, você poderá utilizar os seguintes botões:
- Visualizar: para exibir o relatório no vídeo.
- Imprimir: para enviar o relatório para a impressora.
- Salvar: salva os parâmetros informados para posterior reutilização.
- Carregar: carrega os parâmetros para emissão do relatório (desde que tenham sido previamente salvos utilizando a opção acima)
- Retornar: retorna ao menu do Hipercusto.