Através deste módulo você poderá criar novos produtos a partir do cadastro de matérias-primas. Esse módulo deve ser utilizado quando sua empresa revende produtos que não sofrem nenhuma transformação, isso é, da maneira que a matéria-prima é adquirida pela sua empresa é revendida para seu cliente.


Os produtos criados a partir desse módulo terão em sua fórmula um único item de matéria-prima e, se necessário, você poderá usar o cadastro de produtos para fazer modificações ou incluir novos itens na fórmula.


Será necessário seguir 3 passos para efetuar a transformação:


Passo 1: Selecionar matérias-primas

Aqui você deverá selecionar quais o registros de matérias-primas que deverão ser convertido em produtos.


Você poderá selecionar cada um dos registros desejados pressionando a tecla CTRL enquanto clica em cima dos registros. Também poderá utilizar os seguintes campos/botões para selecionar as matérias-primas desejadas:


  • Seleção avançada de registros: aqui você pode indicar um filtro que deverá ser aplicado na seleção dos registros de matérias-primas. Informe o filtro nesse campo e em seguida clique no botão para ativá-lo. Para cancelar o filtro informado, basta apagar o texto desse campo e pressionar novamente o botão .
  • Inverter: desmarca os registros que foram selecionados e marca os registros não selecionados.
  • Todos: seleciona todas as matérias-primas
  • Nenhum: desmarca todos os registros que tenham sido marcados



  • Consulte o tópico Definição de filtros para ver com efetuar a definição de um filtro e, se necessário, consulte a estrutura do cadastro de matérias-primas clicando no botão "Dicionário".
  • Se você criar um filtro errado o Hipercusto exibirá uma mensagem de alerta com a possibilidade exibir maiores informações sobre o erro que ocorreu.


Após ter selecionado as matérias-primas que deverão ser transformadas em produtos, pressione o botão Avançar.


Passo 2: Configurar transformação

Nessa tela você deverá definir como os produtos deverão ser criados. Para isso você deverá fornecer as seguintes informações:


  • O que deve ser gerado o código do produto gerado?: aqui você indica qual o código que deverá ser criado no cadastro de produtos. As opções disponíveis são:
    • O código da matéria-prima: o código do produto criado será o mesmo da matéria-prima selecionada.
    • O código da matéria-prima com complemento: o código do produto criado será o mesmo da matéria-prima selecionada adicionado de um complemento.
    • Código sequencial: o código do produto gerado será criado a partir de um contador numérico.
    • Código sequencial com complemento: o código do produto gerado será criado a partir de um contador numérico adicionado de um complemento.
  • Numeração inicial: quando você selecionar uma das opções "Gerar código sequencial" (opções acima) nesse campo você deverá informa o número do primeiro código que deverá ser criado. Para cada produto gerado esse número será acrescentado em uma unidade.
  • Posições: também quando a opção selecionada for "Gerar código sequencial", nesse campo você poderá informar quantos dígitos deve ter o código do produto. Por exemplo, se a numeração inicial for 120 e você informar que o código deve ter 6 posições, o código gerado pelo sistema será 000120.
  • Complemento: aqui você informa o complemento que deverá ser adicionado ao código (apenas se você selecionou uma das opções com complemento).
  • Inserir o complemento: você informa se o complemento deverá ser colocado antes ou depois do código gerado.
  • Se já existir um produto com o código gerado: nessa opção você indica qual o procedimento que deverá ser adotado caso já exista um produto com o código que foi gerado. As opções disponíveis são:
    • Não transformar a matéria-prima em produto: a matéria-prima não será transformada em produto.
    • Eliminar o produto antes de gerar a transformação: o produto com o mesmo código gerado será eliminado do cadastro do Hipercusto de modo que a matéria-prima selecionada possa ser transformada em produto.



Quando o produto é eliminado do cadastro pela segunda opção acima, seus itens de fórmulas também serão eliminados. Selecione a opção "Eliminar o produto..." com cautela pois uma vez que um produto e sua fórmula for eliminada do sistema, a única maneira de recuperá-lo será através da restauração de um backup.


  • Opções de criação dos produtos: aqui você indica os dados adicionais para criação do produto:
    • Lote econômico: é o lote econômico que deverá ser gravado no cadastro do produto. Na maioria das vezes esse valor será igual a 1.
    • Taxa de refugo: é a perda que pode ocorrer na transformação da matéria-prima em produto. Geralmente não ocorre nenhuma perda e, nesse caso, o valor desse campo deverá ser zero.
    • Quantidade fórmula: é a quantidade da matéria-prima que deverá ser utilizada na fórmula do produto. Informe um valor diferente de 1 somente se o produto usar mais de um item em sua fórmula. Nesse caso, depois que a matéria-prima tiver sido transformada você deverá selecionar o produto criado e inserir os processos utilizados na transformação.
    • Usar a mesma unidade de medida da matéria-prima: o produto gerado terá a mesma unidade de medida da matéria-prima que foi utilizada na sua criação. Se desejar utilizar uma unidade diferente, desmarque essa opção e informe a unidade de medida desejada no campo ao lado.
    • Usar como referência o código da matéria-prima: se essa opção estiver marcada, no campo "Referência" do produto gerado será gravado o código da matéria-prima que foi utilizada na sua criação. Se você desmarcar essa opção poderá informar a referência desejada no campo "Usar referência" ou deixá-lo em branco se não desejar gravar nenhuma referência.
    • Grupo/subgrupo: indica o grupo que deverá ser utilizado para os produtos gerados. Se não desejar criar produtos com grupos/subgrupos, deixe esse campo em branco. Você poderá localizar o grupo desejado utilizando o botão de pesquisa de grupo ()
    • Mark-up 1: código do primeiro mark-up padrão do produto criado. Deixe em branco para não registrar o primeiro mark-up padrão para o produto. Você poderá localizar o mark-up desejado utilizando o botão de pesquisa de mark-ups ()
    • Mark-up 2: código do segundo mark-up padrão do produto criado. Deixe em branco para não registrar o segundo mark-up padrão para o produto. Você poderá localizar o mark-up desejado utilizando o botão de pesquisa de mark-ups ()
    • Mark-up 3: código do terceiro mark-up padrão do produto criado. Deixe em branco para não registrar o terceiro mark-up padrão para o produto. Você poderá localizar o mark-up desejado utilizando o botão de pesquisa de mark-ups ()
  • Outras opções: aqui você pode selecionar:
    • Calcular o custo de fabricação dos produtos gerados: ao término da transformação o módulo de cálculo do custo será acionado e os novos produtos criados terão seus custos calculados. Se não desejar acionar a rotina de cálculo do custo, desmarque essa opção.
    • Fazer uma cópia de segurança (backup) do banco de dados antes de efetua a transformação: realiza um backup de todo o banco de dados antes de iniciar a geração dos produtos.
    • Salvar automaticamente as definições desta página: salva as definições assim que o processo de transformação for concluído. 


Você poderá, ainda, usar os botões:

  • Salvar: para salvar manualmente as definições informadas.
  • Carregar: para recuperar as definições salvas anteriormente.
  • Retornar: para retornar a tela anterior.
  • Avançar: para ir para o próximo passo. Outra maneira de ir para o próximo passo é clicando em cima da aba "Passo 3: Transformar".


Passo 3: Transformar

Aqui o sistema efetuará a transformação usando os dados fornecidos anteriormente. Para isso clique no botão Transformar para iniciar a criação de novos produtos com base nas matérias-primas selecionadas e nos definições fornecidas ou então clique em Retornar se desejar ao passo anterior. 


Durante o processamento serão exibidas diversas mensagens informando os produtos que estão sendo criados e, se for o caso, os erros que foram detectados durante o processamento. Ao final você poderá pressionar o botão Relatório para imprimir as informações do processamento.



  • Utilize esse módulo com muito cuidado e assim evitar criar produtos em duplicidade, apagar produtos do cadastro indevidamente ou causar outras perdas de informações.
  • Sempre deixe ativa a opção de backup para pode recuperar os dados se ocorrer algum problema durante o processamento.
  • Ao final do processamento, analise as mensagens exibidas e veja se os produtos criados atendem às suas necessidades.
  • Se esse módulo foi acionado a partir do cadastro de Matérias-Primas, a tela "Passo 1" não será exibida se você solicitou a transformação de apenas um registro.