Transformando matérias-primas em produtos
Através deste módulo você poderá criar novos produtos a partir do cadastro de matérias-primas. Esse módulo deve ser utilizado quando sua empresa revende produtos que não sofrem nenhuma transformação, isso é, da maneira que a matéria-prima é adquirida pela sua empresa é revendida para seu cliente.
Os produtos criados a partir desse módulo terão em sua fórmula um único item de matéria-prima e, se necessário, você poderá usar o cadastro de produtos para fazer modificações ou incluir novos itens na fórmula.
Será necessário seguir 3 passos para efetuar a transformação:
Passo 1: Selecionar matérias-primas
Aqui você deverá selecionar quais o registros de matérias-primas que deverão ser convertido em produtos.
Você poderá selecionar cada um dos registros desejados pressionando a tecla CTRL enquanto clica em cima dos registros. Também poderá utilizar os seguintes campos/botões para selecionar as matérias-primas desejadas:
- Seleção avançada de registros: aqui você pode indicar um filtro que deverá ser aplicado na seleção dos registros de matérias-primas. Informe o filtro nesse campo e em seguida clique no botão
para ativá-lo. Para cancelar o filtro informado, basta apagar o texto desse campo e pressionar novamente o botão
.
- Inverter: desmarca os registros que foram selecionados e marca os registros não selecionados.
- Todos: seleciona todas as matérias-primas
- Nenhum: desmarca todos os registros que tenham sido marcados
|
|
Após ter selecionado as matérias-primas que deverão ser transformadas em produtos, pressione o botão Avançar.
Passo 2: Configurar transformação
Nessa tela você deverá definir como os produtos deverão ser criados. Para isso você deverá fornecer as seguintes informações:
- O que deve ser gerado o código do produto gerado?: aqui você indica qual o código que deverá ser criado no cadastro de produtos. As opções disponíveis são:
- O código da matéria-prima: o código do produto criado será o mesmo da matéria-prima selecionada.
- O código da matéria-prima com complemento: o código do produto criado será o mesmo da matéria-prima selecionada adicionado de um complemento.
- Código sequencial: o código do produto gerado será criado a partir de um contador numérico.
- Código sequencial com complemento: o código do produto gerado será criado a partir de um contador numérico adicionado de um complemento.
- Numeração inicial: quando você selecionar uma das opções "Gerar código sequencial" (opções acima) nesse campo você deverá informa o número do primeiro código que deverá ser criado. Para cada produto gerado esse número será acrescentado em uma unidade.
- Posições: também quando a opção selecionada for "Gerar código sequencial", nesse campo você poderá informar quantos dígitos deve ter o código do produto. Por exemplo, se a numeração inicial for 120 e você informar que o código deve ter 6 posições, o código gerado pelo sistema será 000120.
- Complemento: aqui você informa o complemento que deverá ser adicionado ao código (apenas se você selecionou uma das opções com complemento).
- Inserir o complemento: você informa se o complemento deverá ser colocado antes ou depois do código gerado.
- Se já existir um produto com o código gerado: nessa opção você indica qual o procedimento que deverá ser adotado caso já exista um produto com o código que foi gerado. As opções disponíveis são:
- Não transformar a matéria-prima em produto: a matéria-prima não será transformada em produto.
- Eliminar o produto antes de gerar a transformação: o produto com o mesmo código gerado será eliminado do cadastro do Hipercusto de modo que a matéria-prima selecionada possa ser transformada em produto.
|
Quando o produto é eliminado do cadastro pela segunda opção acima, seus itens de fórmulas também serão eliminados. Selecione a opção "Eliminar o produto..." com cautela pois uma vez que um produto e sua fórmula for eliminada do sistema, a única maneira de recuperá-lo será através da restauração de um backup. |
- Opções de criação dos produtos: aqui você indica os dados adicionais para criação do produto:
- Lote econômico: é o lote econômico que deverá ser gravado no cadastro do produto. Na maioria das vezes esse valor será igual a 1.
- Taxa de refugo: é a perda que pode ocorrer na transformação da matéria-prima em produto. Geralmente não ocorre nenhuma perda e, nesse caso, o valor desse campo deverá ser zero.
- Quantidade fórmula: é a quantidade da matéria-prima que deverá ser utilizada na fórmula do produto. Informe um valor diferente de 1 somente se o produto usar mais de um item em sua fórmula. Nesse caso, depois que a matéria-prima tiver sido transformada você deverá selecionar o produto criado e inserir os processos utilizados na transformação.
- Usar a mesma unidade de medida da matéria-prima: o produto gerado terá a mesma unidade de medida da matéria-prima que foi utilizada na sua criação. Se desejar utilizar uma unidade diferente, desmarque essa opção e informe a unidade de medida desejada no campo ao lado.
- Usar como referência o código da matéria-prima: se essa opção estiver marcada, no campo "Referência" do produto gerado será gravado o código da matéria-prima que foi utilizada na sua criação. Se você desmarcar essa opção poderá informar a referência desejada no campo "Usar referência" ou deixá-lo em branco se não desejar gravar nenhuma referência.
- Grupo/subgrupo: indica o grupo que deverá ser utilizado para os produtos gerados. Se não desejar criar produtos com grupos/subgrupos, deixe esse campo em branco. Você poderá localizar o grupo desejado utilizando o botão de pesquisa de grupo (
)
- Mark-up 1: código do primeiro mark-up padrão do produto criado. Deixe em branco para não registrar o primeiro mark-up padrão para o produto. Você poderá localizar o mark-up desejado utilizando o botão de pesquisa de mark-ups (
)
- Mark-up 2: código do segundo mark-up padrão do produto criado. Deixe em branco para não registrar o segundo mark-up padrão para o produto. Você poderá localizar o mark-up desejado utilizando o botão de pesquisa de mark-ups (
)
- Mark-up 3: código do terceiro mark-up padrão do produto criado. Deixe em branco para não registrar o terceiro mark-up padrão para o produto. Você poderá localizar o mark-up desejado utilizando o botão de pesquisa de mark-ups (
)
- Outras opções: aqui você pode selecionar:
- Calcular o custo de fabricação dos produtos gerados: ao término da transformação o módulo de cálculo do custo será acionado e os novos produtos criados terão seus custos calculados. Se não desejar acionar a rotina de cálculo do custo, desmarque essa opção.
- Fazer uma cópia de segurança (backup) do banco de dados antes de efetua a transformação: realiza um backup de todo o banco de dados antes de iniciar a geração dos produtos.
- Salvar automaticamente as definições desta página: salva as definições assim que o processo de transformação for concluído.
Você poderá, ainda, usar os botões:
- Salvar: para salvar manualmente as definições informadas.
- Carregar: para recuperar as definições salvas anteriormente.
- Retornar: para retornar a tela anterior.
- Avançar: para ir para o próximo passo. Outra maneira de ir para o próximo passo é clicando em cima da aba "Passo 3: Transformar".
Passo 3: Transformar
Aqui o sistema efetuará a transformação usando os dados fornecidos anteriormente. Para isso clique no botão Transformar para iniciar a criação de novos produtos com base nas matérias-primas selecionadas e nos definições fornecidas ou então clique em Retornar se desejar ao passo anterior.
Durante o processamento serão exibidas diversas mensagens informando os produtos que estão sendo criados e, se for o caso, os erros que foram detectados durante o processamento. Ao final você poderá pressionar o botão Relatório para imprimir as informações do processamento.
|
|