Utilizando este módulo você conseguirá ver as operações que foram efetuadas pelos usuários do sistema. No topo desta tela serão exibidas todas as operações efetuadas no sistema e na parte inferior você encontrará os seguintes botões:


  • Pesquisar: exibe o menu de pesquisa de registros com as seguintes opções:
    • Localizar o primeiro registro com um determinado texto: para localizar um determinado lançamento no arquivo de auditoria.
    • Selecionar todos os registros que atendam uma determinada condição: para exibir apenas os lançamentos que satisfaçam a uma determinada condição.
    • Selecionar os registros que contém um texto no campo de observações: permite pesquisar os registros que contém o texto que será digitado. Quando ao lado dessa opção for exibido um "check", significa que o filtro está ativo e um novo "check" no campo cancelará esse filtro.
  • Visualizar: exibe o relatório de auditoria do sistema. Ao selecionar essa opção você informar se deseja visualizar o relatório com todos os registros da auditoria de uso ou apenas que foram "filtrados".
  • Imprimir: envia o relatório de auditoria para a impressora. Ao selecionar essa opção você informar se deseja imprimir o relatório com todos os registros da auditoria de uso ou apenas que foram "filtrados".
  • Limpar: permite apagar os lançamentos do arquivo de auditoria ou limpar os flags de erros na execução dos jobs (veja adiante).



  • Se por acaso o arquivo de auditoria estiver sem nenhum lançamento, provavelmente a auditoria está desabilitada ou então algum usuário clicou no botão "Apagar" e eliminou todos os lançamentos desta tela.
  • Quando o botão "Apagar" é pressionado o sistema registra essa operação no arquivo de auditoria, de maneira que o administrador do sistema saiba que efetuou a limpeza da auditoria do sistema.
  • Ao solicitar a impressão/visualização apenas dos registros "filtrados" será exibida a palavra "Parcial" em cada página do relatório indicando que apenas alguns registros foram impressos.
  • É aconselhável que apenas o administrador do sistema possa apagar o arquivo de auditoria, o que pode ser facilmente definido através do cadastro de usuários.


Apagar registros do LOG: desde sua implantação/instalação (de acordo com o definido na configuração do Hipercusto) qualquer operação realizada no sistema será registrada neste arquivo de auditoria. Isso é muito pode ser muito útil para conseguir identificar valores anteriores de um determinado item ou então identificar quem foi o usuário que efetuou determinada operação no sistema. 


Com o tempo o arquivo de auditoria pode se tornar um dos maiores arquivos do sistema e, quando isso ocorrer, você poderá solicitar que os históricos muito antigos sejam eliminados. Para efetuar essa operação basta pressionar o botão Apagar, quando será exibida uma tela solicitando a confirmação da deleção e, em seguida, você deverá informar até que data os registros de auditoria deverão ser eliminados e clicar no botão "Apagar" para eliminar todos os registros de auditoria anteriores a data informada (ou então clique em "Cancelar" para cancelar a operação e retornar para a tela anterior sem efetuar qualquer exclusão).



  • Se o arquivo de auditoria possuir muitos registros a operação de eliminação dos registros antigos poderá ser um pouco demorada.
  • Se ocorrer algum erro durante essa operação tente novamente selecionando um período anterior para deleção.
  • O sistema registrará, no arquivo de auditoria, quem foi o usuário que eliminou os registros antigos.



Limpar flags de erros na execução dos jobs: quando você agenda tarefas do Hipercusto para serem executadas via linha de comando (ou no agendador de tarefas do Windows), se ocorrer algum erro no processamento, ele será registrado na auditoria de uso e, sempre que o Hipercusto for carregado, será exibido um alerta informando que ocorreram erros nessas rotinas. Os erros poderão ser consultados no módulo de auditoria de uso e o único modo de inativar esses alertas é executando essa opção.