Este módulo foi desenvolvido para utilização por usuários avançados e que possuam conhecimentos na linguagem SQL onde, através de instruções SELECT, será possível extrair qualquer informação registrada no banco de dados do Hipercusto.


  • A NatSam não fornece suporte na utilização deste módulo e não é responsável pelo treinamento na linguagem SQL.
  • Utilize este módulo com cuidado pois instruções SQL incorretas poderão sobrecarregar o banco de dados e, em casos mais extremos podem danificar os dados registrados no sistema.
  • Para segurança do usuário, por padrão esse módulo está configurado para aceitar apenas instruções SELECT
  • Acesse o "Dicionário de dados" para conhecer as tabelas do Hipercusto e identificar a finalidade de cada campo.


Neste módulo você encontrará uma área para digitar o comando SQL que deve ser processado e o resultado da consulta será exibido na área inferior da tela.


Você terá, a sua disposição, os seguintes botões:


Retornar dados: envia o comando SQL para ser processado no servidor e exibe os dados retornados na área inferior da tela. O comando SQL também será executado se você pressionar a tecla F8.

Executar SQL: apenas envia o comando SQL para ser processado no servidor e aguarda a sua conclusão. O comando SQL também será enviado para o servidor se você pressionar a tecla F9.

Carregar SQL: carrega um script SQL do disco.

Salva SQL: salva o script SQL em disco.

Novo SQL: apaga o SQL que está na tela.

Dicionário de dados: permite consultar os nomes dos campos e finalidade de cada arquivo do Hipercusto.

Exportar dados em XLS: gera uma planilha com os dados retornados pelo comando SQL (no formado XLS).

Exportar dados em XLSx: gera uma planilha com os dados retornados pelo comando SQL (no formado XLSx).

Exportar dados em TXT: exporta os dados retornados pelo comando SQL no formato TXT (tamanho fixo).

Exportar dados em CSV: exporta os dados retornados pelo comando SQL no formato CSV (delimitado por ;).

Exportar dados em SQL: Gera um script SQL com comandos INSERT para inclusão dos dados.

Exportar dados...: exporta os dados retornados pelo comando SQL em diversos formatos como: XLS, DOC, TXT, RTF, DBF, etc. Ao clicar nesse botão será exibida uma tela onde você poderá fornecer vários parâmetros para a exportação.

DUMP Tabela: gera um arquivo com vários comandos INSERT para "popular" uma determinada tabela. Essa opção somente será visualizada se você se conectar ao banco de dados de outro sistema.

Importação de arquivos: permite importar os dados de um arquivo em disco para uma tabela.

Processar script SQL: executa um script SQL a partir de um arquivo em disco, onde cada bloco do arquivo será processado e, após ser enviado para o servidor, o próximo bloco SQL será carregado e enviado para o servidor. Esse processo será repetido até que todo o arquivo tenha sido processado. Essa opção evita ter que carregar todo o script para a memória para depois enviá-lo integralmente para o servidor.

Configuração conexão: conecta a bancos de dados de outros sistemas, permitindo que você utilize esse utilitário para extrair/obter dados de outros ERPs. Ao pressionar esse botão, será exibida uma tela onde você deverá indicar os parâmetros de acesso ao outro banco de dados como:

  • Banco de dados: tipo de banco de dados que deve ser acessado.
  • Endereço do servidor: endereço de acesso ao servidor de banco de dados.
  • Porta de conexão: número da porta que deverá ser utilizada na conexão com o banco de dados.
  • Banco de dados: nome do banco de dados (ou instância) que deverá ser acessado.
  • Usuário para conexão: nome do usuário que deverá ser utilizado na conexão.
  • Senha de acesso: senha de acesso do usuário informado.
  • Parâmetros adicionais de conexão: parâmetros adicionais para conexão ao banco de dados (clique nesse link para maiores informações).
  • Proteger banco de dados contra modificações: quando ativo, evita que comandos que não sejam de seleção de dados (SELECT) sejam enviados para o servidor.
  • Salvar o SQL digitado ao sair do módulo: grava o comando/script SQL assim que você sair deste módulo e carrega-o automaticamente quando você chamar novamente o módulo de consultas SQL.

Executar ou abrir: permite executar um programa externo ou abrir um arquivo através do Windows.

Indica que o banco está protegido contra modificações: quando esse botão for exibido significa que comandos que modificas as informações do banco de dados não serão aceitos, ou seja, apenas comandos de seleção de dados (SELECT) podem ser executados. Se esse botão for processado o módulo aceitará qualquer comando SQL como UPDATE, DELETE, DROP, etc.

Indica serão aceitos comandos que modificam informações do banco de dados: quando esse botão for exibido significa que você poderá executar qualquer comando SQL, tanto de seleção quanto de modificação dos dados. Se esse botão for processado o módulo aceitará apenas comandos SELECT, garantindo que não ocorram modificações nos dados do sistema.

Análise de execução: exibe o plano de execução do último comando processado (apenas quando o banco de dados for o NexusDB e se você especificou o comando #L+ antes do comando).

Aumenta o tamanho da fonte do editor de scripts.

Diminui o tamanho da fonte do editor de scripts.