Análise de pedidos
Este módulo totaliza as taxas dos mark-up dos pedidos selecionados e, uma vez totalizados, os dados poderão ser exportados para planilhas, em HMTL gerados em PDF.
A tela de seleção dos pedidos possui as seguintes páginas:
Seleção pedidos:
Define os parâmetros básicos de configuração do relatório e seleção do período que deve ser listado:
- Período desejado: informe o período de seleção dos pedidos que devem ser totalizados.
- Tipo de pedidos: você poderá indicar se deseja consolidar apenas os pedidos confirmados (vendas) ou se deseja totalizar os pedidos ainda não confirmados (orçamentos) ou ambos.
- Listar todos os pedidos: se selecionado, serão totalizados todos os pedidos do período informado. Se você desmarcar essa opção poderá informar o intervalo de pedidos desejado.
- Considerar todos os pedidos do período/filtros definidos: essa opção fará com que todos os pedidos que atendam às condições de seleção especificadas como: período, produto, clientes, etc., sejam considerados na análise.
- Selecionar pedidos desejados: nessa opção, você poderá indicar quais pedidos devem ser analisados e, após ter informado os dados de seleção dos pedidos, você deverá clicar no botão Exibir pedidos para que o sistema faça uma pré-seleção dos dados e, quando os pedidos serem exibidos, você poderá selecionar os pedidos desejados (dando um "duplo clique" em cima dos mesmos) ou utilizar os seguintes botões de seleção:
- Nova seleção: desmarca qualquer pedido que tenha sido marcado.
- Selecionar todos: marca todos os pedidos
- Inverter seleção: inverte a seleção dos registros, isto é, desmarca os pedidos que foram selecionados e marca os que não foram.
- Inserir na análise: seleciona os pedidos marcados e os envia para a coluna de pedidos selecionados.
- Apagar seleção: remove qualquer pedido que tenha sido colocado na coluna "Pedidos selecionados".
Se necessário, você poderá digitar os números dos pedidos diretamente na coluna "Pedidos selecionados", excluir os pedidos selecionados indevidamente "clicando" em cima deles (duplo clique) ou alterar algum código fornecido.
Seleção produtos, Seleção clientes, Seleção vendedores e Seleção grupos/subgrupos
Permite selecionar intervalo adicional de seleção como, por exemplo, analisar apenas as vendas de um determinado produto, cliente, etc. (consulte o tópico definição de filtros para mais informações sobre o funcionamento destas abas).
Em seguida, você deverá informar como deseja emitir o relatório de análise através das seguintes opções:
- Modo emissão: Aqui você poderá selecionar um dos seguinte modelos:
- Totalizar todos os pedidos selecionados: esta opção exibirá a totalização geral de todos os pedidos selecionados em uma única coluna.
- Agrupar por pedido: esta opção totalizará as taxas do mark-up dos pedidos selecionados e apresentará uma coluna/aba para cada pedido, com a totalização geral no final do relatório.
- Agrupar por produto: esta opção totalizará as taxas do mark-up dos produtos cadastrados nos pedidos selecionados e apresentará uma coluna/aba para cada produto, com a totalização geral no final do relatório.
- Agrupar por cliente: esta opção totalizará as taxas do mark-up dos clientes cadastrados nos pedidos selecionados e apresentará uma coluna/aba para cada cliente, com a totalização geral no final do relatório.
- Agrupar por vendedor: esta opção totalizará as taxas do mark-up dos vendedores cadastrados nos pedidos selecionados e apresentará uma coluna/aba para cada vendedor, com a totalização geral no final do relatório.
- Agrupar por grupo: esta opção totalizará as taxas do mark-up pelo grupo/subgrupo dos produtos comercializados.
- Agrupar por mark-up: esta opção totalizará as taxas pelos mark-ups utilizados nas vendas.
- Referência cruzada: emite um relatório "tabular", totalizando os dados de acordo com o agrupamento selecionado. Ao selecionar essa opção, você também deverá selecionar:
- Cruzar: indica o agrupamento que deve ser utilizado no "Eixo X" (horizontal).
- Com: define o agrupamento que deve ser utilizado no "Eixo Y" (vertical).
- Totalizando: indica o campo que deve ser totalizado (de acordo com as duas opções acima).
- Grupos, subgrupos e produtos (tela): esta opção totalizará as vendas por grupo que, ao ser expandido exibirá as vendas dos subgrupo que, ao ser expandido exibirá as vendas dos produtos que pertencem ao subgrupo. Por permitir rolagem horizontal da tela, esta opção permite um maior detalhamento das principais taxas/despesas das vendas como: quantidades comercializadas, valor total das vendas, impostos, despesas de venda, financiamento das vendas, MC, etc.
- Grupos, subgrupos e produtos (impressão): esta opção totalizará as vendas por grupo que, ao ser expandido exibirá as vendas dos subgrupo que, ao ser expandido exibirá as vendas dos produtos que pertencem ao subgrupo. Neste modelo serão exibidos apenas as quantidades comercializadas, valor total das vendas, preço médio e MC.
- Modelo: indica o modelo desejado:
- Uma "folha" por item: o relatório será emitido com uma aba para cada totalização efetuada.
- Planilha única: o relatório será emitido em uma folha única, com uma coluna para cada totalização efetuada.
- "Cor 1", "Cor 2" e "Cor 3": aqui você poderá indicar as cores que devem ser utilizadas na emissão do relatório
- Guardar seleção: se estiver selecionado, manterá os pedidos selecionados em memória, isto é, se você sair deste módulo para consultar os dados de algum pedido (ou outra informação), ao retornar a este módulo os pedidos selecionados anteriormente continuarão selecionados.
- Ocultar detalhes: se estiver desmarcado, abaixo do grupo do mark-serão exibidos os valores de cada taxa que compõem o grupo. Se você desmarcar essa opção, serão exibidos apenas os totais de cada grupo do mark-up.
- Ocultar totalização: Ative essa opção se desejar que a totalização dos pedidos não seja exibida na análise.
Após ter configurado os parâmetros de emissão do relatório, você poderá utilizar os seguintes botões:
- Visualizar: exibe o relatório em vídeo.
- Gerar planilha: exporta o relatório para uma planilha.
- HTML (abas): gera uma arquivo HTML, com uma aba para cada totalização (respeitando o modelo selecionado).
- HTML (único): gera um arquivo HTML único, com todos os dados processados.
- Gerar PDF: exporta o relatório no formato PDF.
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