Definições do banco de dados
Nesta aba você pode redefinir os parâmetros/configurações do banco de dados como tamanho de bloco, tipo de engine utilizado na gravação dos dados, etc.
|
|
As definições/configurações dessa página são:
Tamanho de cada bloco: cada arquivo de dados do Hipercusto é criado em blocos e você pode definir o tamanho que cada bloco terá, podendo variar de 4KB até 64KB. Blocos menores oferecem uma melhor performance no acesso aos dados, porém o número máximo de blocos que um arquivo pode ter é de 4.294.967.296 blocos (= 2^32), assim o tamanho máximo que cada arquivo do banco de dados poderá chegar depende do tamanho do bloco, isto é:
- Para blocos de 4 KB: até 16 TB (Terabytes)
- Para blocos de 8 KB: até 32 TB
- Para blocos de 16 KB: até 64 TB
- Para blocos de 32 KB: até 128 TB
- Para blocos de 64 KB: até 256 TB.
Convém ressaltar que os limites acima representam o máximo suportado pelo gerenciador de banco de dados utilizado pelo Hipercusto, mas lembre-se que outras fatores podem diminuir o tamanho de arquivo suportado como: versão do sistema operacional, tipo de formatação de disco (FAT16, FAT32, NTFS), espaço disponível em disco, etc.
Se tiver que modificar esse valor, procure usar um tamanho de bloco igual ao tamanho físico do bloco em disco pois assim você terá uma melhor velocidade no acesso aos dados.
Quantidade de blocos: aqui você define:
- Número de blocos iniciais: define o número mínimo de blocos que um arquivo do banco de dados poderá ter. Por exemplo, se o banco de dados usar blocos de 4 KB e nesse campo foi definido 5 blocos, então o tamanho mínimo do arquivo será de 20 KB (= 4 KB x 5 blocos).
- Expandir os arquivos em ... blocos: indica de quantos em quantos blocos o arquivo deverá ser expandido sempre que houver necessidade de alocar mais espaço para o banco de dados. Quando maior o número de blocos utilizados na expansão menor será a fragmentação do disco porém maior será o desperdício de espaço. Por exemplo, se você definir 10 nesse campo, sempre que o gerenciador de banco de dados precisar alocar mais espaço para algum arquivo ele o fará em aumentos de 40 KB (= 4 KB x 10 blocos).
"Engine" que deverá ser utilizado na gravação dos dados: aqui definimos como os dados serão gravados em disco. Existem duas possibilidades:
- Registros de tamanho fixo: aqui cada registro do banco de dados possui um mesmo tamanho. Por exemplo, se o campo nome pode ter até 40 posições e tiver que ser gravado um nome com 10 letras, o sistema gravará nos 30 caracteres restantes "brancos" para completar o restante do campo. Essa opção oferece uma maior velocidade no acesso aos dados pois o gerenciador de banco de dados não precisa ficar calculando o tamanho de cada registro antes de carregá-lo do disco pois todos os registros tem sempre o mesmo tamanho.
- Registros de tamanho variável: nesta opção apenas os dados digitados é que serão gravados no banco de dados. Por exemplo, se o campo nome pode ter até 40 posições e você digitar um nome com 10 letras, o sistema gravará apenas os 10 caracteres no banco de dados. Essa opção oferece um melhor aproveitamento do banco de dados, já que não existe desperdício de espaço, porém a velocidade no acesso aos dados pode ser menor já que o gerenciador de banco de dados precisará calcular o tamanho de cada registro antes de carregá-lo do disco.
Sempre que possível utilize o "engine" de tamanho variável pois ele oferece um melhor aproveitamento do disco.
Criptografia dos dados: O Hipercusto usa um gerenciador de banco de dados que também pode ser utilizados por aplicações de outras empresas. Se você desejar, poderá proteger as informações do banco de dados de maneira que apenas o Hipercusto possa acessá-las. As opções disponíveis são:
- Ativada: todos os arquivos do sistema serão gravados criptografados em disco. Isso evita que terceiros (outras empresas) possam acessar suas informações.
- Desativada: os dados não serão gravados criptografados e assim qualquer empresa que utilize o mesmo gerenciador de banco de dados do Hipercusto poderá acessar as informações do Hipercusto.
Ativar a criptografia diminuirá a velocidade de acesso aos dados pois cada bloco lido terá que ser decriptografado antes de ser utilizado. Porém, com a evolução constante nos processadores a queda de performance não chega a ser muito significativa.
Compressão dados: Efetua a compressão (compactação) dos dados antes de serem gravados no banco de dados. As opções disponíveis são:
- Inativa: não compacta os dados.
- Comprimir apenas as tabelas de históricos: ativa a compressão apenas para as tabelas de históricos, isto é, apenas as tabelas que registram a evolução dos custos, variações de preços e vendas realizadas serão compactadas.
- Comprimir todas as tabelas: ativa a compressão de dados para todas as tabelas do sistema.
A compressão de dados pode, em alguns casos, reduzir o espaço do banco de dados em até 50%, sem que isso represente um impacto significativo no acesso aos dados.
Índices das tabelas: Define o modo de gerenciamento dos índices.
- Padrão: nessa opção as informações de organização das tabelas serão gravadas em blocos adicionais, ocupando um espaço adicional no banco de dados.
- Keyless: esse novo formato registra apenas os locais onde as informações estão gravadas, reduzindo o espaço necessário para os arquivos de índices, porém a velocidade de acesso aos dados poderá ser um pouco menor.
Para modificar as definições do banco de dados você deverá clicar no botão "Modificar as Definições", alterar a configuração desejada e pressionar o botão "Usar as novas definições" para registrá-las ou então clicar em "Cancelar e retornar ao Menu" para ignorar qualquer modificação efetuada e retornar ao menu do Hipercusto.
|
|