Grades com os registros
A maioria dos módulos do Hipercusto possuem, em sua tela principal, uma área (ou grade) onde estão relacionados os registros que já foram cadastrados no sistema. Você poderá utilizar essa grade para "navegar" entre os registros do cadastro ou, ainda, informar o campo pelo qual o cadastro deverá ser ordenado.
O campo que está sendo utilizado para a ordenação é identificado pelo símbolo . Se desejar, você poderá organizar os dados outra coluna e, para isso, basta clicar no nome da mesma. (apenas as colunas principais podem ser selecionadas para ordenação).
Em alguns módulos, principalmente nos módulos de gestão, podemos selecionar qualquer coluna para ordenação e ainda informar se a grade deverá ser ordenada em ordem crescente ou decrescente. Os indicadores possíveis são os seguintes:
: indica que pode ser possível selecionar alguns registros (filtrar) utilizando essa coluna como base da pesquisa.
: Indica que os dados estão em ordem crescente pela coluna indicada e que é possível selecionar essa coluna para seleção de registros.
: Indica que os dados estão em ordem decrescente pela coluna indicada e que é possível selecionar essa coluna para seleção de registros.
: indica que essa coluna possui algum filtro de seleção de registros ativo.
: indica que os dados estão em ordem crescente pela coluna indicada e que existe algum filtro de seleção de registros utilizando essa coluna.
: indica que os dados estão em ordem decrescente pela coluna indicada e que existe algum filtro de seleção de registros utilizando essa coluna.
Quando você clicar em cima de um dos símbolos acima será possível ativar/desativar os filtros de seleção de registros onde será possível selecionar os registros que sejam iguais a um determinado valor informado, que sejam diferentes de um determinado valor, que contenham um determinado texto, etc.
Em algumas grades você encontrará um botão no canto superior esquerdo parecido com . Este botão indica que a grade que está sendo exibida permite que você fixe as colunas à esquerda, facilitando a identificação das demais colunas. Para fixar as colunas quando necessário, siga o procedimento abaixo:
- Identifique a coluna que deverá ser fixada.
- Clique no botão
- Enquanto o botão estiver "piscando" clique na coluna que deseja fixar
Para cancelar a operação de fixar coluna, basta clicar novamente no botão .
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Você também poderá modificar a ordem de exibição das colunas, para isso, basta clicar no título da coluna, manter o botão esquerdo do mouse pressionando e arrastar a coluna para a posição desejada.
Também é possível aumentar/diminuir o tamanho de cada coluna posicionando o cursor na linha que separa o título de cada uma das colunas, até o cursor mudar para , quando você deverá pressionar o botão esquerdo do mouse e aumentar/diminuir o tamanho da coluna.
As modificações da ordem e dos tamanhos das colunas ficarão ativos até que você saia do módulo em questão, isto é, na próxima vez que você carregar o mesmo módulo a grade de registros será exibida obedecendo o padrão do Hipercusto.
Se você desejar salvar a ordem que você definiu (ou exportar os dados apresentados), pressione o botão direito do mouse em qualquer área da grade de registros e será exibido um menu com as seguintes opções:
- Salvar a ordem/tamanho das colunas: salva a ordem e o tamanho atual das colunas e da próxima vez você carregar o mesmo módulo as colunas serão exibidas obedecendo a sua personalização.
- Retornar para a ordem/tamanho padrão das colunas: restaura a ordem e o tamanho das colunas para o padrão do Hipercusto.
- Exportar dados: permite exportar os dados exibidos para arquivos nos formatos XLS, XLSx, TXT, etc.
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