Definições deste PC
Esta tela do Hipercusto serve para identificar sua estação de trabalho, máscara que deve ser utilizada na exportação dos dados, configurações de relatórios, etc.
Esse módulo é composto das seguintes abas:
Identificação
Define o nome do usuário que utiliza essa instalação do Hipercusto e qual seu departamento. Neste módulo você deverá fornecer os seguintes dados:
- Nome do usuário: digite seu nome ou então o nome da sua empresa.
- Departamento: informe o nome do seu departamento ou local onde o Hipercusto está sendo utilizado
Na parte inferior dessa tela são exibidos o código e identificação única do seu equipamento (que serão utilizados no módulo "off-line").
Geração de arquivos
Define as máscaras que devem ser utilizadas sempre que você exportar os dados do Hipercusto para um arquivo TXT, CSV, etc.
- Lógico falso: representa o texto que deve ser gravado no arquivo sempre que o dado em questão for do tipo "lógico" e estiver marcado como falso.
- Lógico verdadeiro: representa o texto que deve ser gravado no arquivo sempre que o dado em questão for do tipo "lógico" e estiver marcado como verdadeiro.
- Monetário: é a máscara que deverá ser utilizada na formatação de números do tipo "moeda". Você deverá, obrigatoriamente, utilizar o padrão americano na definição desta máscara, ou seja, deve usar vírgula na separação dos milhares e ponto decimal na separação dos decimais.
- Não monetário: é a máscara que deverá ser utilizada na formatação de números com casas decimais e que não sejam valores monetários. Você deverá, obrigatoriamente, utilizar o padrão americano na definição desta máscara, ou seja, deve usar vírgula na separação dos milhares e ponto decimal na separação dos decimais.
- Inteiros: é a máscara que deverá ser utilizada na formatação de números inteiros (sem casas decimais). Você deverá, obrigatoriamente, utilizar o padrão americano na definição desta máscara, ou seja, deverá usar vírgula na separação dos milhares finalizando ou não com um ponto decimal.
- Separador decimais: aqui você deverá especificar o caractere que deverá ser utilizado na separação dos milhares, isto é, o Hipercusto substituirá a vírgula das máscaras de números pelo caractere especificado aqui.
- Separador milhares: aqui você deverá especificar o caractere que deverá ser utilizado na separação dos decimais, isto é, o Hipercusto substituirá o ponto decimal das máscaras de números pelo caractere especificado aqui.
- Nulo: indica o texto que deverá ser gravado sempre que o campo não possuir algum valor.
- Data: indica a máscara que deverá ser utilizada na formatação dos campos de datas. Você deverá, obrigatoriamente, separar os dígitos da máscara por / e poderá utilizar:
- dd: indica que no local deve ser gravado o dia.
- MM: indica que no local deve ser gravado o mês (deve ser fornecido em maiúsculas).
- yyyy: indica que no local deve ser gravado o ano.
- Hora: indica a máscara que deverá ser utilizada na formatação dos campos de horas. Você deverá, obrigatoriamente, separar os dígitos da máscara por : e poderá utilizar:
- hh: indica que no local devem ser gravados as horas.
- mm: indica que no local devem ser gravados os minutos (deve ser fornecido em minúsculas).
- ss: indica que no local devem ser gravados os segundos.
- Separador de data: aqui você deverá especificar o caractere que deverá ser utilizado na separação dos dígitos da data, isto é, o Hipercusto substituirá a barra das máscaras de datas pelo caractere especificado aqui.
- Separador de horas: aqui você deverá especificar o caractere que deverá ser utilizado na separação dos dígitos das horas, isto é, o Hipercusto substituirá os dois pontos das máscaras de horas pelo caractere especificado aqui.
Relatórios
Permite configurar o modo de funcionamento do visualizador de relatórios:
- Após exportar um relatório para arquivo: define a operação que deve se realizada sempre que você exportar um relatório (em PDF ou XLS). As opções possíveis são:
- Perguntar se deve abrir o arquivo: ao término da exportação do relatório, o Hipercusto exibirá uma mensagem perguntando se o arquivo gerado deve ser aberto.
- Abrir o arquivo gerado: assim que a operação de exportação do relatório for concluída, o relatório gerado será aberto automaticamente.
- Nunca abrir o arquivo: quando terminar de exportar o relatório, nenhuma mensagem será exibida ou a operação de abertura do arquivo gerado será efetuada.
- Tipo de visualizador de relatórios: define qual visualizador deve ser utilizado na exibição dos relatórios do sistema:
- Avançado: utiliza o visualizador avançado e que possui opções para exportação dos relatórios, conversão em PDF, etc.
- Básico: utiliza uma versão simplificada do visualizador de relatórios.
- Nos relatórios, os gráficos devem ser criados como: define como os gráficos devem ser "desenhados" nos relatórios:
- Imagens do tipo Metafile (melhor resolução): utiliza o formato de imagem "vetorial", que oferece uma melhor resolução/aparência. No entanto, dependendo da complexidade do gráfico e/ou tipo de impressora utilizada, esse tipo de imagem poderá sofrer algum tipo de distorção quando impressa e/ou exportada em PDF.
- Imagens do tipo Bitmap (maior velocidade): utiliza o formato de bits, onde as imagens são desenhadas em formato fixo. Essas imagens oferecem resolução inferior às imagens vetoriais mas são mais rápidas de serem desenhadas e as chances de sofrerem distorções durante a impressão são mínimas.
- Pasta padrão para exportação dos relatórios: define o local padrão onde os relatórios exportados devem ser gravados. Você poderá, se necessário, utilizar as seguintes variáveis na especificação da pasta e elas serão substituídas pelas pastas correspondentes do Windows:
- <Documentos> »» Substitui pela pasta Documentos do usuário.
- <Temp> »» Substitui pela pasta para gravação dos arquivos temporários.
- <Programa> »» Substitui pela pasta onde o Hipercusto está instalado.
- <Desktop> »» Substitui pela pasta onde ficam os arquivos no desktop.
- <Drive> »» Retorna o drive de sistema.
Outras definições:
Possui algumas configurações adicionais do funcionamento do Hipercusto na sua estação:
- Os bancos de dados que estiverem marcados como ocultos: define se sua estação pode acessar os bancos de dados marcados como ocultos.
- Configuração do cache local dos dados do servidor (apenas na versão multiusuário): determina se o cache de dados, se estiver ativo na configuração do sistema, estará habilitado para a estação onde o Hipercusto está sendo executado. As opções são:
- Utilizar o cache de dados se na configuração geral do Hipercusto o cache estiver ativado: se o cache estiver ativo, ele também estará ativo para o PC e, se estiver inativo estará inativo para a estação.
- Este computador não deve utilizar o cache local dos dados do servidor: independente da configuração do sistema, o cache estará sempre desativado para a estação.
- Memorização da ordem e do tamanho das colunas das "grades de registro": permite salvar os ajustes efetuados nas grades de exibição dos dados como, por exemplo, ordem das colunas, largura das colunas, etc.
- Exportar os dados exibidos nas "grades" de registros: permite que os dados exibidos nas grades de registros sem exportados para planilha ou outros formatos de arquivos. Quando ativa, ao clicar com o botão direito em cima das grades de registros serão exibidas opções para exportação dos dados apresentados.
|
|