Equipamentos modo "off-line"
O modo "off-line" permite criar uma "cópia" do banco de dados da empresa no disco local do seu micro, possibilitando que você possa utilizar o Hipercusto desconectado do servidor para realizar testes ou simulações sem afetar os dados que estão sendo utilizados pelos demais usuários do sistema.
Também é possível, através do modo "off-line", fornecer notebooks para seus vendedores para que eles possam visitar seus clientes e emitir pedidos de venda respeitando os preços calculados pelo Hipercusto.
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Este módulo do Hipercusto permite definir quais equipamentos poderão ser utilizados no modo off-line e quais regras/configurações deverão ser utilizadas quando o banco de dados principal for copiado para a estação.
Essa tela possui as seguintes abas:
Definições
Aqui você poderá configurar as seguintes informações:
- Pasta no PC para o banco de dados off-line: indica a pasta (diretório), no disco rígido local, onde uma cópia do banco de dados da empresa deverá ser gravado.
- Permitir que o micro funcione desconectado do banco central (modo off-line)?: aqui você deverá indicar se o micro selecionado pode ou não pode funcionar no modo off-line.
- Modificações efetuadas no modo off-line devem ser enviadas para o banco central?: esta opção indica se os clientes que foram cadastrados e as vendas que foram registradas, quando operando no modo off-line, deverão ser copiadas para o banco de dados central. Quando ativa, você deverá indicar quais arquivos devem ser enviados para o banco de dados central (e se eles devem ser inativados durante o envio). Aqui você poderá marcar:
- Clientes: indica que os clientes registrados no modo off-line deve ser gravados no banco de dados central.
- Alterar status cliente para suspenso: define que os clientes enviados para o banco de dados central devem ser marcados como "suspenso", evitando a liberação de pedidos para os mesmos enquanto seu cadastro não for validado.
- Produtos: define que os produtos incluídos no modo "off-line" (e os semiacabados) devem ser enviados para o banco de dados central.
- Alterar status produto para não vender: os produtos cadastrados no modo "off-line", quando enviados para o banco de dados central, serão definidos como "não vender", permitindo que seus cadastros sejam validados antes de liberar a comercialização dos mesmos.
- Vendas: indica que os pedidos de venda emitidos no modo off-line deverão ser copiados para o banco de dados central.
- Orçamentos: indica que os orçamentos de venda emitidos no modo off-line deverão ser copiados para o banco de dados central.
- Os pedidos do banco de dados central devem ser enviados para o modo off-line? indica se os pedidos (vendas e orçamentos) que estão cadastrados no banco central também deverão ser copiados para a estação. Se os dados das vendas já registradas não forem importantes quando você estiver operando no modo off-line, você pode desativar essa opção para agilizar o processo de transferência dos dados do servidor para a estação.
- Conjunto de tabelas que devem ser copiadas para a estação: define quais conjuntos de tabelas devem ser copiadas para a estação:
- Todas as tabelas: indica que todas as tabelas do banco de dados devem ser copiadas para a estação.
- Apenas do módulo de venda: Esta opção copiará apenas as tabelas necessárias para emissão de pedidos. Use essa opção se o motivo de utilizar o modo off-line é apenas permitir que seus vendedores emitam pedidos fora da empresa (utilizando notebooks).
- Máscara nº pedido: indica o formato (máscara) que deverá ser utilizado na numeração dos pedidos emitidos no modo off-line.
- Código único: é a identificação do micro selecionado e que deverá ser utilizado na identificação dos pedidos emitidos pelo mesmo. Cada equipamento do modo "off-line" deve possuir uma identificação única com até 3 caracteres.
- Nº próximo pedido: indica o número do próximo pedido que será emitido no modo off-line pela estação selecionada. Esse número será incrementado automaticamente a cada pedido emitido.
- No modo "off-line" deve permitir atualizar o cadastro de clientes? Funcionando em conjunto com a "Modificações efetuadas no modo off-line devem ser enviadas para o banco central?", aqui você indica se e estação pode atualizar o cadastro de clientes. As opções possíveis são:
- Permitir apenas a inclusão de novos clientes: indica que somente será permitido cadastrar novos clientes quando estiver no modo "off-line" (não será permitido modificar os clientes já cadastrados).
- Permitir apenas a alteração dos clientes: indica que só será permitido modificar os clientes que já estão cadastrados no sistema (não será permitido incluir novos clientes no cadastro).
- Permitir a inclusão e a alteração de clientes: indica que, quando operando no modo "off-line", o usuário poderá incluir novos clientes ou alterar os dados dos clientes cadastrados.
- Não pode incluir ou modificar clientes: não será permitida nenhuma alteração no cadastro de clientes.
- Máximo que pode operar sem atualização dos dados: indica o número máximo de dias que o PC poderá funcionar no modo "off-line". Após o prazo indicado, o sistema obrigará que o usuário se conecte ao banco de dados central para que os dados do seu micro sejam atualizados.
- Exibir alerta quando faltar(em): indica o número de dias, antes do prazo limite ser atingido (campo acima), em que o Hipercusto deverá passar a alertar o usuário que ele precisa se conectar ao banco de dados central para que os dados do seu micro sejam atualizados.
Filtro produtos
Define o filtro (seleção de registros) que deverá ser utilizado na cópia do cadastro de produtos do servidor para a estação. Se nenhum filtro for informado todos os produtos do banco de dados central serão copiados para a estação. Se você especificar algum filtro, apenas os registros que obedecerem a condição informada é que serão transferidos para a estação.
Filtro clientes
Define o filtro (seleção de registros) que deverá ser utilizado na cópia do cadastro de clientes do servidor para a estação. Se nenhum filtro for informado todos os clientes do banco de dados central serão copiados para a estação. Se você especificar algum filtro, apenas os registros que obedecerem a condição informada é que serão transferidos para a estação. Você pode, por exemplo, utilizar esse filtro para que o sistema copie somente os clientes do vendedor para o notebook que será utilizado por ele.
Filtro mark-ups
Define o filtro (seleção de registros) que deverá ser utilizado na cópia do cadastro de produtos do mark-ups para a estação. Se nenhum filtro for informado todos os mark-ups do banco de dados central serão copiados para a estação. Se você especificar algum filtro, apenas os registros que obedecerem a condição informada é que serão transferidos para a estação.
Filtro vendedores
Define o filtro (seleção de registros) que deverá ser utilizado na cópia do cadastro de vendedores do servidor para a estação. Se nenhum filtro for informado todos os vendedores do banco de dados central serão copiados para a estação. Se você especificar algum filtro, apenas os registros que obedecerem a condição informada é que serão transferidos para a estação.
Filtro pedidos
Define o filtro (seleção de registros) que deverá ser utilizado na cópia dos pedidos/orçamentos do servidor para a estação. Se nenhum filtro for informado todos os pedidos do banco de dados central serão copiados para a estação. Se você especificar algum filtro, apenas os registros que obedecerem a condição informada é que serão transferidos para a estação.
SQL 1
Define um script SQL que deverá ser executado no banco de dados da estação (modo off-line) após a cópia dos dados do servidor para a estação.
SQL 2
Define um script SQL que deverá ser executado no banco de dados da estação (modo off-line) após a transferência dos dados que foram cadastrados na estação para o servidor.
SQL 3
Define um script SQL que deverá ser executado no banco de dados central após a cópia dos dados do servidor para a estação.
SQL 4
Define um script SQL que deverá ser executado no banco de dados central após a transferência dos dados que foram cadastrados na estação para o servidor.
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