Utilize este módulo para incluir ou modificar as definições periódicas do banco de dados (geralmente utilizadas para localizar dados desatualizados no sistema).


Essa tela possui as seguintes abas:


Alertas cadastrados

Lista as definições/verificações que estão registradas no sistema.


Definições do alerta

Contém os dados/definições do alerta selecionado ou que está sendo cadastrado. Ele é composto pelos seguintes campos:

  • Nome / descrição da verificação: é um pequeno resumo da definição que está sendo cadastrada/selecionada.
  • Tipo de comparação: indica o tipo de comparação que deverá ser efetuada com o resultado da verificação (definida na aba "Código SQL"). Se a comparação for verdadeira a mensagem cadastrada (na aba "Mensagem") será exibida para o usuário.
  • Tipo de retorno: indica o tipo do primeiro campo retornado pelo código de verificação (definida na aba "Código SQL").
  • Valores para comparação: onde devem ser informados os valores que deverão ser utilizados na comparação do dado retornado. 
  • Intervalo do SQL: define o valor para a macro [PERIODO] que poderá ser utilizada no comando SQL ou na mensagem.
  • Última execução: indica o último dia em que a verificação foi efetuada.
  • Executar a cada: indica o período (em dias ou em minutos) em que a verificação deverá ser executada.
  • A verificação/checagem está: indica se a verificação está ativa ou se foi suspensa (inativa).
  • Tipo de checagem/verificação: indica o código/tipo de verificação que, juntamente com o cadastro de usuários, permitirá definir quais usuários podem executá-las.


Código SQL

Nesta aba você deverá informar o código SQL que deverá ser utilizado na verificação do banco de dados.


Mensagem

Indica a mensagem que deverá ser exibida para o usuário assim como o ícone (imagem) que deverá ser utilizada. A mensagem deverá ser digitada no formato HTML, sendo que na parte inferior dessa aba será visualizada e mensagem já formatada.


Legenda

Contém um pequeno resumo das variáveis/macros que poderão ser utilizadas na formatação da mensagem HTML.


Para definir/modificar as definições você poderá utilizar os seguintes botões:


  • Incluir: para cadastrar uma nova verificação/checagem.
  • Alterar: para modificar uma definição.
  • Excluir: elimina a definição/checagem selecionada.
  • Tarefas: exibe um menu com as seguintes opções:
    • Restaurar padrões do sistema: restauras as definições para o padrão do Hipercusto.
    • Inativar todos: inativa todas as definições cadastradas.
    • Ativar todos: ativa todas as definições cadastradas.
    • Marcar para execução imediata: indica que a definição selecionada deverá ser executada no próximo ciclo de verificações.
    • Marcar todos para execução imediata: indica que todas as definições deverão ser executadas no próximo ciclo de verificações.
    • Executar a verificação selecionada: processa a verificação que estiver selecionada no momento.
    • Executar todas as verificações ativas: processa todas as verificações que estiverem ativas.
    • Executar todas as verificações (ativas e inativas): processa todas as verificações cadastradas, inclusive as inativas.
    • Salvar verificação: grava a verificação/checagem selecionada em um arquivo em disco.
    • Carregar verificação: carrega uma verificação/checagem a partir de um arquivo em disco.



  • Para não afetar a performance do sistema, as verificações serão processadas somente quando o usuário ficar pelo menos três minutos "parado" no menu do Hipercusto.
  • Praticamente não existe limite na quantidade de verificações que podem ser cadastradas, porém o Hipercusto executará somente uma verificação a cada três minutos de ociosidade do sistema e, após sua execução, aguardará mais três minutos para executar a próxima verificação.
  • Se durante o processamento de uma verificação ocorrer algum erro, a checagem em questão será automaticamente desativada.
  • Ao processar as verificações manualmente, as mensagens correspondentes somente serão exibidas quando o módulo for finalizado.
  • Para evitar danos ao banco de dados ou afetar a performance do sistema, evite criar SQLs de verificações muito complexos ou sem o acompanhamento da equipe de suporte técnico da NatSam.
  • O desenvolvimento de novas verificações poderá envolver custos adicionais de desenvolvimento para sua empresa.