O Menu do Hipercusto permite o acesso a todos os módulos do sistema, agrupados de acordo com sua finalidade, e é similar ao seguinte:

No menu você encontrará:


No topo da tela:

  • (1) Versão: exibida no topo da tela indica o número da versão do Hipercusto que está sendo executada. Todos os usuários devem estar executando a mesma versão do Hipercusto e, sempre que possível, você deverá usar a versão mais recente do sistema, que poderá ser obtida na área de download do nosso site (a atualização pode ou não ter custos, conforme a maneira com que você licenciou o sistema).
  • (2) Menu suspenso: permite o acesso rápido a todos os módulos do sistema.
  • (3) Empresa licenciada: Indica o nome da empresa para o qual o Hipercusto foi licenciado seguida do CNPJ (ou CPF). Enquanto você não adquirir sua licença de uso, neste campo será apresentado o texto "Esta cópia deve ser utilizada apenas para avaliação/testes do sistema".


Na lateral esquerda:

  • (4) Menus do Hipercusto: onde são exibidos os nomes de cada um dos grupos de módulos do Hipercusto. Assim que você seleciona uma opção entre as disponíveis, serão exibidos os módulos do menu selecionado.
  • (5) Módulos do menu selecionado: onde são exibidos os módulos do menu que foi selecionado. Clique em cima do módulo que deseja utilizar e ele será aberto automaticamente.


No rodapé da tela:

  • (6) Nome do usuário: indica o usuário que "logou" (entrou) no sistema. O Hipercusto possui um avançado controle de acesso aos seus módulos, onde o administrador do sistema poderá definir o que cada usuário poderá fazer no sistema e quais módulos ele poderá acessar, além de emitir um relatório das operações efetuadas por cada um dos usuários. Se por acaso o controle de acesso ainda não estiver habilitado, neste campo será exibida a mensagem "000 - Não Definido"
  • (7) Nome do banco de dados selecionado: se sua versão estiver configurada para gerenciar mais de uma empresa (versão multiempresas) neste campo será exibido o nome da empresa que foi selecionada no momento. O nome apresentado aqui é o nome que foi definido no gerenciador de banco de dados do Hipercusto (NexusDB).
  • (8) Nome fantasia da empresa: neste campo será apresentado o nome fantasia da empresa selecionada, que é definido pelo próprio usuário na tela de configuração do sistema. Se por acaso você estiver avaliando/testando o sistema ou se ainda não adquiriu sua licença de uso, neste campo será exibida a mensagem "CÓPIA NÃO LICENCIADA"
  • (9) Alertas: neste pequeno quadro poderão ser exibidos alguns ícones indicando operações sendo realizadas em background como verificação de novas versões, alertas de problemas com o sistema, etc.
  • (10) Endereço do servidor: quando executado na versão multiusuário (rede) neste campo será exibido o endereço do servidor ao qual o Hipercusto está conectado. Se estiver executando a versão monousuário aqui será exibido o nome da pasta onde está o banco de dados.


Na área central da tela:

  • (11) Logotipo da empresa: nessa área será exibida a imagem selecionada como logotipo da empresa (definido no módulo "Cores, aparência e logotipos"). Se não for cadastrado um logotipo para empresa o sistema exibirá o logotipo do Hipercusto.


Abaixo do logotipo da empresa

  • (12) Menu de acesso rápido: nessa área são exibidos os módulos que você utiliza com frequência.


O menu do sistema é composto pelos seguintes grupos de módulos:


  • Cadastros: Onde você poderá definir/modificar os cadastros que deverão ser utilizados pelo sistema, tais como: matérias-primas, setores produtivos, produtos, semiacabados, clientes, vendedores, mark-ups (condições comerciais), funcionários, etc.
  • Processos: Contém os módulos de cálculo do custo dos produtos e semiacabados, cálculo das taxas/hora dos setores produtivos, pesquisa de componentes nas fórmulas, etc.
  • PowerVendas: Contém os módulos orçamentos/vendas, previsão de vendas, cálculo do preço de venda, etc.
  • Relatórios cadastrais: Para emissão dos relatórios dos componentes que foram cadastrados no sistema, tais como: relatórios de matérias-primas, relatórios de produtos, relatórios de setores produtivos, relatórios de grupos de produtos, etc.
  • Relatórios gerenciais: Emite os relatórios que deverão ser utilizados na gestão da sua empresa, tais como: Ficha de Custo dos Produtos, Tabelas de Preços, Vendas por Clientes, Análise de Resultados, Evolução de Custos, etc.
  • Outros relatórios: Permite acessar o gerador de relatórios do sistema assim como os relatórios definidos pelo usuário ou que foram baixados do site do Hipercusto.
  • Gestão avançada: Permite obter informações gerencias sobre seus produtos, clientes e vendedores como: melhores clientes, produtos que oferecem melhor margem de contribuição, melhores vendedores, etc.
  • Utilitários e configurações: Contém os módulos de configuração do sistema, digitação da licença de uso, importação/exportação de dados do Hipercusto de/para outros sistemas, manutenção de arquivos, cadastramento de usuários, cópia de segurança do banco de dados (backup), auditoria de uso do sistema, etc.
  • Ajuda e informações: contém informações sobre o acesso ao auxílio ao usuário, acesso ao suporte remoto, documentação do sistema, etc.



  • Pode ser que alguns dos módulos apresentados neste manual não estejam disponíveis na versão que está instalada no seu micro pois alguns deles são licenciados separadamente. 
  • Se por acaso você não localizar algum módulo apresentado neste manual, pode ser que sua senha de acesso ao Hipercusto não permita acessá-lo.
  • Algumas funções do Hipercusto podem exigir uma conexão com a internet como, por exemplo, para download de novos relatórios ou ativação da sua licença.
  • Se sua estação estiver operando no modo "off-line", será exibida uma faixa vermelha no canto direito do menu do Hipercusto com o texto: "Trabalhando no modo off-line".
  • Será necessário utilizar o Hipercusto algumas vezes até que o ele tenha condições de identificar quais são os módulos mais utilizados e que devem ser exibidos no menu de acesso rápido.


Para acessar o módulo desejado, basta que você pressione o botão esquerdo do mouse em cima da opção desejada.


Se você pressionar o botão direito do mouse em qualquer ponto do menu, será exibido um menu "suspenso" similar ao seguinte:



As opções disponíveis nesse menu são:


  • Procurar atualização do Hipercusto: acessa o servidor da NatSam para verificar se existe uma nova versão do Hipercusto disponível para download e, se existir, exibirá uma mensagem comunicando isso e solicitando sua autorização para atualizar sua instalação;
  • Reexibir todos os alertas: caso você tenha ocultado os alertas do sistema indevidamente, eles serão reexibidos se você selecionar esta opção.
  • Atualizar menu: essa opção recarrega o menu do Hipercusto e deve ser utilizada quando o administrador do sistema libera algum módulo para sua utilização, evitando que você tenha que recarregar o sistema para ver o novo módulo. Essa opção também atualiza os módulos do menu de acesso rápido.
  • Limpar itens do menu de acesso rápido: utilize essa opção quando você deseja que o Hipercusto "esqueça" quais são os módulos mais acessados, o que pode ser útil quando você muda de setor na empresa e passa a utilizar outros módulos do Hipercusto.
  • Chamar o suporte remoto da NatSam (via TeamViewer): carrega o utilitário de suporte remoto e assim permitir que nossa equipe de suporte técnico possa acessar seu micro remotamente. Se você já for usuário do TeamViewer, basta fornecer para nosso técnico o seu ID e sua senha.
  • Saída imediata do Hipercusto: encerra o Hipercusto imediatamente sem verificar se existe necessidade de efetuar algum backup do sistema. Utilize essa opção somente quando você não conseguir encerrar o sistema clicando no existente no canto superior direito da tela.
  • Saída imediata do Hipercusto (liberar o cache do SGBD): essa opção é similar a opção acima, porém antes de sair o sistema irá liberar a área de memória do servidor que tenha sido reservada como "cache" pelo SGDB do Hipercusto.



  • Utilize as opções de saída imediata com cautela pois elas não verificam a necessidade de realizar backup do banco de dados.