Como explicamos, existem duas definições para a base de cálculo das comissões: 


  1. Sobre o preço de venda praticado: indica que a base de cálculo da comissão é o preço de venda do produto.
  2. Sobre o resultado obtido: define que a base de cálculo da comissão é o resultado obtido na venda, isto é, o "lucro" que a venda trará para a empresa.


Para modo de comissionamento sobre o preço de venda, vamos supor que o preço de venda do produto é R$ 120,00 e que o vendedor recebe 5% sobre o preço de venda praticado e que, nesse preço, a empresa terá um resultado de 10%. Vamos supor também que, durante a negociação com o cliente, o vendedor reduza o preço para R$ 90,00 para fechar a venda porém, vendendo a esse preço a empresa terá um resultado negativo de 0,5%, ou seja, terá um prejuízo R$ 0,60 na venda. Nesse caso teremos:


Preço de venda

Comissionamento

Valor da comissão

Resultado (lucro)

Valor resultado

R$ 120,00

5% sobre o preço

R$ 6,00

10%

R$ 20,00

 R$ 90,00

5% sobre o preço

R$ 4,50

-0,5%

-R$ 0,60


Como você pode ver, quando o vendedor é comissionado sobre o preço de venda, mesmo quando a empresa tem prejuízo na venda, o vendedor recebe uma "boa" comissão sobre o preço praticado.


Para o modo de comissionamento sobre o resultado, vamos supor que o preço de venda do produto é R$ 120,00 e que o vendedor recebe 10% sobre o resultado obtido e que, nesse preço, a empresa terá um resultado de 15%. Vamos supor também que, durante a negociação com o cliente, seu vendedor reduza o preço para R$ 90,00 para fechar a venda porém, vendendo a esse preço a empresa terá um resultado de 1% ou seja, lucrará apenas R$ 0,90 na venda.


Vamos supor também que, em uma nova negociação, o vendedor reduziu o preço para R$ 80,00 e isso trouxe um prejuízo de 0,5% para a empresa, ou seja, ela "perdeu" R$ 0,40 nesta venda.  Então teremos:



Preço de venda

Comissionamento

Valor da comissão

Resultado (lucro)

Valor resultado

R$ 120,00

10% sobre o resultado

R$ 1,80

15%

R$ 18,00

R$ 90,00

10% sobre o resultado

R$ 0,09

1%

R$ 0,90

R$ 80,00

10% sobre o resultado

R$ 0,00 (não existe comissão negativa)

-0,5%

-R$ 0,40


Nesse caso, como o vendedor é comissionado sobre o resultado obtido, ele é "parceiro" da empresa e procurará, sempre, praticar condições que sejam vantajosas. 


Ainda na opção de comissão sobre o resultado obtido, você pode especificar limites mínimos e máximos (sempre aplicados sobre o preço de venda) que deverão ser pagos ao vendedor. Por exemplo: Se a comissão do vendedor for 10% sobre o resultado e se você definiu 1% como comissionamento mínimo e 3% como comissionamento máximo, ambos calculados sobre o preço de venda, teremos:


Preço de venda

Resultado obtido

Valor comissão

(10% sobre resultado)

% comissão sobre o preço de venda (1)

Está no limite

(entre 1% e 3%)? (2)

Comissão que será paga ao vendedor

R$ 120,00

R$ 18,00

R$ 1,80

1,5%

Sim

R$ 1,80

(10% sobre resultado)

R$ 90,00

R$ 0,90

R$ 0,09

0,1%

Não (é menor que 1%)

R$ 0,90

(1% sobre o preço)

R$ 80,00

-R$ 0,40

R$ 0,00

(não existe comissão negativa)

0,0%

Não (é menor que 1%)

R$ 0,80

(1% sobre o preço)

R$ 240,00

R$ 52,00

R$ 5,20

2,2%

Sim

R$ 5,20

(10% sobre resultado)

R$ 520,00

R$ 140,00

R$ 14,00

2,7%

Sim

R$ 16,00

(10% sobre resultado)

R$ 610,00

R$ 240,00

R$ 24,00

3,9%

Não (é maior que 3%)

R$ 18,30

(3% sobre o preço)



  • (1) O valor desta coluna foi calculado pela fórmula: "Valor comissão" "Preço de venda" 100 e, o percentual obtido, é utilizado apenas para verificar se ele está entre o % mínimo e % máximo definido (coluna "Está no limite?").
  • (2) Se o percentual sobre o preço não estiver no intervalo definido, ele será reajustado de modo que fique no limite especificado.
  • Antes de selecionar a opção de comissionar o vendedor sobre o resultado obtido, consulte o RH da sua empresa e verifique se esse modo de cálculo da comissão atende a legislação vigente.
  • Lembre-se que, quando a venda é negociada no Hipercusto, o vendedor será alertado sempre que um preço de venda não atender o "lucro" definido no mark-up ou, ainda, você pode configurar o sistema para que ele não permita vendas que tragam prejuízos para a empresa.