Este módulo do Hipercusto deve ser utilizado para cadastramento dos prestadores de serviços ou terceirizados que realizam alguma operação na fabricação dos seus produtos ou semiacabados e, assim, deverão entrar na fórmula dos mesmos.


Este módulo possui as seguintes páginas (abas):


Prestadores de serviços

Onde são exibidos os dados dos prestadores de serviços cadastrados. Esta página contém outras três páginas:


  • Prestadores de serviços cadastrados: exibe os prestadores de serviços já cadastrados no sistema e você poderá selecionar o prestador desejado com um simples clique do mouse (se por acaso você ainda não cadastrou nenhum dado no sistema, não será exibido nenhum registro nesta tela). Repare que na parte inferior dessa tela existem três checkbox, onde você poderá selecionar quais itens devem ser exibidos.


  • Dados do prestador de serviços: Que contém as seguintes informações do prestador de serviços selecionado:
    • Código: onde deverá ser fornecido o código ou identificação do prestador serviço que está sendo cadastrado, sendo que este campo pode ter até 15 caracteres. Tenha em mente que o código do prestador de serviços é único, ou seja, o sistema não permitirá o cadastramento de dois prestadores de serviços com o mesmo código.
    • Descrição: nome ou descrição do serviço (com até 40 caracteres).
    • UM: Indica a unidade de medida deste serviço, como, por exemplo: PC, HR, etc.
    • Fornecedor: pode ser preenchido com o código do prestador de serviço (fornecedor) que executa a operação em questão.Esta é uma informação opcional, isto é, pode ou não ser preenchida mas, se for fornecida, o fornecedor deverá ter sido cadastrado previamente (você poderá usar o botão para acessar o módulo de cadastramento de fornecedores).
    • Grupo/subgrupo: informe o código de grupo ao qual esse prestador de serviço pertence. Este campo é opcional, ou seja, não precisa ser fornecido mas se você informar algum código de grupo ele deverá ter sido previamente cadastrado no sistema. Você poderá localizar o grupo desejado utilizando o botão de pesquisa de grupo e se o grupo ainda não tiver sido cadastrado você poderá usar o botão para acionar o módulo de manutenção do cadastro de grupos/subgrupos.
    • Data: Informe a data em que o custo do prestador de serviços foi levantado
    • Moeda/Indexador: indica a moeda dos custos deste prestador de serviços. Se você utilizar uma moeda diferente do Real, no cálculo do custo do seu produto o Hipercusto utilizará as cotações fornecidas no cadastros de moedas e indexadores para converter os valores deste serviço da moeda origem para Real. 
    • Valor do cobrado pelo serviço: indica o valor cobrado ou pago a este prestador pelo serviço executado na unidade de medida informada. Lembre-se que o custo deverá ser informado na moeda/indexador fornecido anteriormente.
    • Máquinas e equipamentos (quando cedidos pela empresa): se houver alguma máquina ou equipamento cedido ao prestador de serviços e que tenha que ter seu custo apropriado no custo do serviço, informe-o neste campo. Lembre-se que o custo deverá ser informado na moeda/indexador fornecido anteriormente.
    • Gastos gerais fabricação: se houver algum gasto ou despesa rateável que deve ser alocada para esse prestador de serviços informe-o neste campo (isso geralmente ocorre quando o prestador utiliza recursos da sua empresa). Lembre-se que o custo deverá ser informado na moeda/indexador fornecido anteriormente.
    • Valor total: é calculado automaticamente pelo sistema e representa a soma dos três valores informados anteriormente.
    • Situação do prestador de serviços: onde você poderá informar se ele está ativo, suspenso ou inativo.
  • Observações: é um campo de "texto livre" e que permitirá digitar qualquer tipo de informação adicional sobre o prestador de serviços como, por exemplo, capacidade de produção, prazo médio de entrega, etc. Este campo pode ter até 10.240 letras (10Kbytes).


Valores históricos do prestador de serviços

Nesta página são exibidos os valores históricos dos serviços que foi selecionado na tela anterior. Através desta tela você poderá modificar os valores registrados anteriormente ou então selecionar dois ou mais valores para que seja exibido um gráfico de evolução do custo do serviço.


Como nas demais telas, você poderá utilizar os botões "Alterar" para modificar os dados de um determinado registro de histórico e o "Excluir" para eliminar algum registro. Esta tela não possui a opção de inclusão pois os históricos de lançamentos são transportados automaticamente para essa tela sempre que o registro da tela anterior for modificado.


Você poderá indicar os registros que deseja selecionar utilizando as teclas CTRL ou SHIFT enquanto pressiona o botão esquerdo do mouse. A tecla CTRL marca o registro selecionado enquanto a SHIFT marca o intervalo de registros desde o último registro selecionado. Na seleção dos registros você poderá utilizar os seguintes botões.

  • Nova seleção: desmarca todos os registros que tenham sido marcados com o mouse
  • Selecionar todos: seleciona todos os registros de histórico
  • Inverter seleção: desmarca os registros que foram selecionados e marca os registros não selecionados.


Uma vez selecionado dois ou mais registros você poderá visualizar o gráfico de evolução de custo (próxima página).



Gráfico de evolução do custo

Nesta página será exibido um gráfico com a evolução dos custos do prestador de serviços, tomando como base os lançamentos históricos que foram selecionados na página anterior.


Você poderá personalizar o gráfico selecionando as linhas que deverão ser exibidas, o modelo do gráfico, indicando se deverão ou não ser exibidos os valores de cada ponto e a ordem em que o gráfico deverá ser traçado. Poderá, também, imprimir o gráfico, movimentá-lo pela tela, fazer um zoom em alguma de suas partes, etc.