Plano de contas
Este módulo deve ser utilizado para cadastrar o plano de contas das empresa, isto é, a maneira como as despesas serão agrupadas. Essas contas serão utilizadas no lançamento das despesas da sua empresa.
Este módulo possui as seguintes páginas (abas):
Planos de contas
Onde são cadastrados os dados de cada uma das contas. Esta aba possui as seguintes abas:
- Contas cadastradas: onde são exibidos os dados das contas cadastradas no sistema e você poderá selecionar a conta desejada com um simples clique do mouse (se por acaso você ainda não cadastrou nenhum dado no sistema, não será exibido nenhum registro nesta tela).
- Dados da conta: nesta aba são exibidos os dados da conta selecionada:
- Código: com até 15 caracteres, neste campo você deverá informar o código ou identificação da despesa.
- Descrição: informe o a descrição da despesa (com até 40 caracteres).
- Situação da conta: indica se a conta pode receber lançamentos (opção ATIVA) ou se a conta foi desativada e, assim, não deverá mais ser considerada no cálculo das taxas GGF dos setores produtivos (opção INATIVA).
- Os lançamentos efetuados nesta conta devem ser alocados do seguinte modo: indica com o modo de alocação dos valores registrados para a conta em cada uma das seguintes áreas:
- Despesas administrativas: indica o percentual dos lançamentos das despesas deste grupo deverão ser considerados como despesas relacionadas com o custo fixo da empresa ou despesas administrativas da empresa.
- Despesas de venda: indica o percentual dos lançamentos das despesas deste grupo deverão ser alocados para a área de vendas da empresa.
- Setores produtivos: indica o percentual dos lançamentos das despesas deste grupo deverão ser considerados como despesas relacionadas com a fabricação dos seus produtos ou utilizadas pelos setores produtivos da empresa e, assim, incluídas nas taxas horários dos setores produtivos.
- Outros: indica o percentual restante e que não se enquadra em nenhuma das três possibilidades anteriores.
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Lançamentos de despesas
Nesta página são exibidos os valores das despesas já registrados na conta selecionada. Você poderá modificá-los, incluir novos lançamentos ou então excluir algum lançamento que tenha registrado indevidamente.
Você poderá indicar os registros que deseja selecionar utilizando as teclas CTRL ou SHIFT enquanto pressiona o botão do mouse. A tecla CTRL marca o registro selecionado enquanto a SHIFT marca todos os registros desde o último registro selecionado. Na seleção dos registros você poderá utilizar os seguintes botões.
- Nova seleção: desmarca todos os registros que tenham sido marcados com o mouse
- Selecionar todos: seleciona todos os lançamentos efetuados.
- Inverter seleção: desmarca os registros que foram selecionados e marca os registros não selecionados.
Uma vez selecionado dois ou mais registros você poderá visualizar o gráfico de evolução das despesas (próxima página).
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Evolução valores da conta
Nesta página será exibido um gráfico com a evolução dos lançamentos efetuados na conta selecionada.
Você poderá personalizar o gráfico selecionando as linhas que deverão ser exibidas, o modelo do gráfico, indicando se deverão ou não ser exibidos os valores de cada ponto e a ordem em que o gráfico deverá ser traçado. Poderá, também, imprimir o gráfico, movimentá-lo pela tela, fazer um zoom em alguma de suas partes, etc.
Alocação plano de contas x setores produtivos
Aqui você deve informar como o percentual de rateio das despesas deverá alocado para cada setor produtivo da sua empresa. Quando selecionar essa página você deverá pressionar o botão "Alocar" para que o sistema monte a planilha para alocação dessas despesas.
Você poderá modificar o percentual da despesa (apenas do % apropriado para os setores produtivos) para cada um dos setores produtivos da empresa. Para isso basta "clicar" no botão "Alterar" e assim modificar os percentuais de cada uma das colunas. Lembre-se que a soma de todos os percentuais deverá ser igual a 100%.
Se por acaso a despesa tiver que ser rateada proporcionalmente para cada um dos setores produtivos, você precisa apenas pressionar o botão "Distribuição uniforme".
Assim que tiver finalizado a operação de alocação das contas para os setores, basta pressionar o botão "Confirmar" para registrar as modificações efetuadas ou então pressionar o botão "Cancelar" para ignorar qualquer alteração que foi efetuada.
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