Este módulo do sistema permite definir/configurar a maneira de funcionamento do Hipercusto como: nomes dos impostos, periodicidade do backup, código do grupo/subgrupo, etc.


Ao acessar este módulo você verá uma tela com diversas páginas, sendo que cada uma delas define uma configuração ou personalização do sistema:

  • Impostos: aqui você define os nomes dos impostos que incidem sobre suas compras de matérias-primas e sobre suas vendas.
  • Taxas hora: define os valores padrão para cálculo das taxas hora dos setores produtivos além de configurar os percentuais para as horas extras e a maneira de cálculo das taxas.
  • Encargos e provisões: permite configurar os textos e as fórmulas que deverão ser utilizadas no cálculo dos encargos e provisões sobre os salários dos funcionários.
  • Gastos mensais equipamentos: define os textos que deverão ser utilizados no fornecimento dos gastos gerais dos equipamentos.
  • Definições gerais: esta página deve ser utilizada para definir a codificação do grupo/subgrupo, método de apropriação do rateio das despesas, definição da auditoria, tempo de espera de respostas do servidor, periodicidade do backup automático, etc.
  • Tempo, cálculos e precisão: define quantas casas decimais deverão ser utilizadas nos campos numéricos e outras configurações de cálculo do sistema.
  • Pedidos: utilizado para configurar a numeração dos orçamentos, modelo dos orçamentos, mensagens do corpo de e-mail para os orçamentos, etc.
  • Identificadores: permite reconfigurar diversos textos utilizados nas telas do Hipercusto e assim adaptar o sistema para os termos utilizados na sua empresa.
  • Imagens: indica como as imagens dos produtos e matérias-primas deverão ser armazenados no sistema.
  • Licença e outras configurações: exibe informações sobre a sua licença do Hipercusto, ativa/desativa a verificação do executável, ativa/desativa o modo off-line, etc.


Clique nos itens sublinhados (acima) para maiores informações sobre cada página.


Em cada uma das páginas você encontrará um botão que permitirá modificar as configurações, confirmar (ou cancelar) as modificações efetuadas e imprimir um relatório com as configurações do sistema.