Taxas hora
Esta página permite definir os valores padrão que deverão ser utilizados no cálculo das taxas hora dos setores produtivos, definir como as taxas hora deverão ser calculadas pelo sistema, quais percentuais de acréscimo que incidem sobre as horas extras dos funcionários na sua empresa, etc.
Os campos dessa aba são os seguintes:
Valores que devem ser utilizados no cálculo dos encargos e provisões sobre os salários:
- Padrão para média de horas trabalhadas por mês: define o padrão para o número de horas trabalhadas para cada funcionário. Ao informar o número de horas trabalhadas no cadastro/movimento de funcionários o Hipercusto preencherá o campo "Horas Trabalhadas" com o valor informado nesse campo (e você poderá modificá-lo se for necessário).
- Padrão para horas base / mês: define o padrão para as horas base trabalhadas no mês para cada funcionário. Enquanto o campo anterior define o total de horas no mês (similar ao utilizado na sua folha de pagamento) este campo define as horas efetivamente trabalhadas, ou seja, as horas úteis por funcionário.
- Percentual de eficiência dos funcionários: indica o percentual de eficiência padrão de cada funcionário na sua empresa. O valor informado nesse campo é apenas o valor padrão que deverá ser utilizado sempre que o movimento de um funcionário for registrado e como cada funcionário pode ter um percentual de eficiência diferente, quando estiver registrando o movimento você poderá modificar o valor apresentado.
- Prazo médio de rotatividade dos funcionários: é o número médio, em meses, em que o funcionário trabalha na empresa antes de solicitar seu desligamento (ou ser demitido).
- Padrão para número de dias úteis por mês: é o número médio de dias úteis que deverá ser utilizado como padrão.
- Padrão para prazo médio de fornecimento de uniformes aos funcionários: indica o tempo, em meses, em que a empresa fornece um novo uniforme para o funcionário.
- Padrão para prazo médio de realização dos exames periódicos: é o tempo médio, em meses, em que o funcionário precisa realizar um exame periódico.
- Padrão para salário médio dos funcionários: é o valor padrão para o salário dos funcionários (esse valor poderá ser modificado quando estiver efetuando o cadastro do funcionário).
- Definições para cálculo dos encargos/provisões: Aqui você define como o Hipercusto deverá calcular os encargos/provisões sobre os salários. As opções disponíveis são:
- Calcular os encargos/provisões com base na aba "Encargos e provisões": indica que o Hipercusto é que deverá calcular os percentuais que deverão ser utilizados para obtenção dos encargos e provisões sobre os salários dos funcionários.
- Sobre o salário, aplicar os percentuais abaixo para obter os encargos/provisões: indica que o próprio usuário é que informará os percentuais para cálculo das provisões. Se essa opção for a selecionada, então os seguintes campos estarão habilitados:
- Encargos sociais: indica a alíquota que deverá ser aplicada sobre o salário do funcionário para cálculo dos encargos sociais.
- Provisões: indica a alíquota que deverá ser aplicada sobre o salário do funcionário para obtenção das provisões sobre salários.
- Outros: é o percentual que deverá ser aplicado sobre os salário do funcionário para obtenção de outros valores que não são encargos nem provisões.
- Definição das taxas/valores para os cálculos: aqui você define quais horas/taxas deverão ser utilizadas no cálculo dos encargos/provisões. As opções disponíveis são:
- No cálculo dos encargos/provisões utilizar as taxas/valores padrão cadastradas no sistema: indica que deverão ser utilizadas os valores padrão cadastrados no sistema (definidos na aba "Encargos e provisões").
- No cálculo dos encargos/provisões utilizar as taxas cadastradas nos funcionários: Indica que deverão ser utilizados os valores definidos no cadastro de funcionários.
- Definição das horas trabalhadas: Indica de qual cadastro deverá ser obtido o número de horas trabalhadas para o funcionário. As opções disponíveis são:
- Usar como "horas trabalhadas" o valor informado no cadastro do funcionário: indica que o número de horas trabalhadas será obtido do cadastro do funcionário.
- Usar como "horas trabalhadas " o valor fornecido no movimento mensal do funcionário: indica que o número de horas trabalhadas será obtido do movimento de salários/encargos do funcionário.
- Usar como "horas trabalhadas" o valor padrão do sistema (digitada nessa tela): indica que deverá ser utilizado o valor fornecido nesta própria tela.
- Definição do percentual de eficiência do funcionário:
- Usar o percentual de eficiência definido no cadastro do funcionário: indica que deverá ser utilizado o percentual de eficiência que foi informado no cadastramento do funcionário. Desta maneira cada funcionário poderá ter um percentual de eficiência diferente.
- Usar o percentual de eficiência padrão do sistema (digitado nessa tela): indica que deverá ser utilizado o percentual padrão de eficiência dos funcionários (informado acima).
- Verificação do número máximo de horas úteis para os funcionários: Aqui você poderá habilitar/desabilitar a verificação do número máximo de horas úteis para os funcionários:
- Não permitir mais do que 240 horas/mês (8 horas por dia x 30 dias): essa é a opção padrão do Hipercusto e evita que, por engano, você cadastre um funcionário com um número de horas úteis muito elevado.
- Permitir a digitação de uma quantidade de horas maior que 240 horas/mês: essa opção desativa a verificação do número de horas úteis e somente deverá ser selecionada se você optou por cadastrar os funcionários em grupo em vez de cadastrá-los individualmente.
- Padrão para horas Extras: aqui você define os percentuais de acréscimo que incidem sobre as horas extras. O Hipercusto suporta até 5 percentuais de acréscimo diferentes como: Horas Extras com 50% de acréscimo, Horas Extras com 100% de acréscimo, etc.
|
|
Modo de alocação do plano de contas e funcionários para os setores produtivos:
- Checagem dos percentuais informados: Sempre que você informar o rateio das despesas ou alocação do tempo dos funcionários nos setores produtivos, o Hipercusto poderá verificar se a soma de todos os percentuais não ultrapassa 100%. As opções desta definição são:
- A soma das distribuições deve ser igual a 100% e a soma dos rateios não pode passar de 100%: indica que o somatório de todos os percentuais de distribuição do plano de contas e funcionários deve ser igual a 100% e que os percentuais de alocação das despesas e/ou funcionários nos setores produtivos devem ser menor ou igual a 100%. Se passar de 100% o Hipercusto exibirá um alerta para o usuário e não finalizará a digitação enquanto os dados não forem corrigidos.
- A soma das alocações e rateios, para os cadastros abaixo, podem ser diferente de 100%: indica que o somatório não precisa ser igual a 100% e, assim, o Hipercusto não deverá exibir nenhuma mensagem de alerta se a soma dos valores informados for diferente de 100%. Ao ativar essa opção, você deverá indicar em quais cadastros a verificação deve ser desabilitada (utilizando as opções abaixo deste campo).
- Na alocação do plano de contas, ocultar os setores produtivos com cálculo manual das taxas hora "GGF": normalmente o Hipercusto exibirá, na tela de alocação do plano de contas, todos os setores produtivos cadastrados, independentemente do modo de cálculo da taxa hora GGF do setor estar configurada para cálculo automático ou manual. Se você ativar essa opção, apenas os setores produtivos configurados para cálculo automático da taxa hora GGF serão exibidos na tela de alocação.
- Na alocação dos funcionários, ocultar os setores produtivos com cálculo manual das taxas hora "MOD": normalmente o Hipercusto exibirá, na tela de alocação dos funcionários, todos os setores produtivos cadastrados, independentemente do modo de cálculo da taxa hora MOD do setor estar configurada para cálculo automático ou manual. Se você ativar essa opção, apenas os setores produtivos configurados para cálculo automático da taxa hora MOD serão exibidos na tela de alocação.
|
|