Este módulo do sistema listará todas as vendas que foram realizadas em um determinado período.


Você deverá informar os parâmetros para emissão do relatório utilizando as seguintes abas:


Definição período e configuração do relatório

Define os parâmetros básicos de configuração do relatório e seleção do período de vendas:

  • Período desejado: indica o período desejado para impressão através dos campos do dia e até o dia (serão impressos apenas os pedidos de venda cuja data de emissão esteja no intervalo definido). Você pode utilizar o botão "◄ Período" ao lado deste campo para facilitar a seleção do período desejado.
  • Listar todos os pedidos: quando marcada indica que deverão ser listados os pedidos de venda de com qualquer número. Se você desmarcar esta opção serão listados somente os pedidos de venda cujo código atenda o critério definidos nos campos Listar do pedido e e/ou.
  • Tipo de relatório: define o modelo do relatório que deverá ser impresso, podendo ser:
    • Detalhado: indica que deverão ser listados todos os pedidos de venda, conforme o intervalo definido anteriormente, totalizando as vendas por produto.
    • Resumido: nesta modelo será impresso apenas a totalização das vendas por produto.
  • Ordem principal: aqui você deverá indicar a ordem em que os produtos devem ser listados, podendo ser por Código produto ou Descrição produto.
  • Ordenar as linhas de detalhe por: esta opção, disponível apenas para o relatório detalhado, permite indicar como as vendas de cada produto devem ser ordenadas. No lado esquerdo você terá os campos disponíveis para ordenação e do lado direito os campos selecionados para ordenação, lembrando que o sistema ordenará pelo primeiro campo indicado na área à direita, depois pelo segundo campo e assim sucessivamente.
  • No cálculo utilizar: aqui você deverá informar se no relatório deverá ser considerada a margem de contribuição da venda ou o resultado obtido.
  • No cálculo do "% Rateio Desp." utilizar: você poderá selecionar como base para cálculo do rateio da despesa uma das seguintes opções:
    • Rateio despesa na data da venda: será impresso o valor do rateio da despesa que estava atribuído para o produto na data da venda.
    • Rateio despesa no fechamento do período: será utilizado o valor do rateio da despesa que foi atribuído para o produto no fechamento do período.
    • Rateio despesa atual do produto: será utilizado o rateio atual atribuído para o produto.
    • Total das despesas do período informado: será considerado o total das despesas da empresa para o período informado. Serão considerados apenas os valores atribuídos como despesas administrativas e despesas de venda e, além disso, para definição do período será utilizado o primeiro dia do mês da tata inicial até o último dia do mês da data final (campo "Período desejado).
  • Preço: permite que você indique se no relatório deverá ser impresso o preço final (com todos os impostos, inclusive os destacados) ou se deseja que seja impresso o preço de venda antes dos impostos destacados.
  • Utilizar nome fantasia do cliente: indica que você deseja que no relatório seja impresso o nome fantasia do cliente (apelido) em vez da sua razão social (esta opção será habilitada apenas se você solicitou a emissão do relatório detalhado de vendas).
  • Imprimir linhas com fundo colorido: faz com que o fundo do relatório seja impresso com cores o que é muito útil para destacar partes do relatórios.
  • Imprimir apenas os registros de: aqui você indica se devem ser impressos apenas os pedidos de venda ou apenas os orçamentos emitidos.


Produtos, Clientes, Vendedores, Grupos/subgrupos, Fornecedores e Grupos/subgrupos compra

Permite indicar o intervalo de impressão desejado (consulte o tópico definição de filtros para mais informações sobre o funcionamento destas abas).


Uma vez tendo definido os parâmetros para emissão do relatório, você poderá utilizar os seguintes botões:

  • Visualizar: para exibir o relatório no vídeo.
  • Imprimir: para enviar o relatório para a impressora.
  • Salvar: salva os parâmetros informados para posterior reutilização.
  • Carregar: carrega os parâmetros para emissão do relatório (desde que tenham sido previamente salvos utilizando a opção acima)
  • Retornar: retorna ao menu do Hipercusto.