Tabela de preços
Utilize módulo do sistema para imprimir a tabela de preços dos produtos cadastrados.
Você deverá informar os parâmetros para emissão do relatório utilizando as seguintes abas:
Configuração do relatório
Define os parâmetros básicos de configuração do relatório e seleção dos produtos que devem ser impressos:
- Modelo tabela de preços: Indique o modelo de tabela de preços que deverá ser emitida. As opções disponíveis são:
- Venda externa (com todos os impostos): é a tabela de preços que você entrega para seus vendedores ou representantes comerciais. Nesta tabela serão impressos apenas o código do produto, sua descrição, unidade de medida e preços de venda.
- Venda externa (sem os impostos de saída): similar a opção acima, esta tabela trará os preços de venda sem os impostos destacados.
- Gerencial (com todos os impostos): nesta tabela serão impressos o código do produto, sua descrição, unidade de medida, lote econômico, custo de fabricação, margem de contribuição e data em que o custo de fabricação foi calculado.
- Gerencial (sem os impostos de saída): similar a opção acima, esta tabela trará os preços de venda sem os impostos destacados.
- Tabela de preços para mais de um estado: essa opção exibirá, no vídeo, os preços de venda que deverão ser praticados para um ou mais estados. Ao selecioná-la você deverá utilizar a aba "Seleção tipos de clientes e local venda" para indicar quais os estados para os quais os preços deverão ser calculados.
- Mais de um estado - Exibir impostos destacados: similar a anterior, porém além do preço de venda também serão exibidos os valores dos impostos destacados.
- Mais de um estado - Exibir todos os impostos: similar a anterior porém além do preço de venda e dos impostos destacados também serão exibidos os valores dos impostos inclusos no mark-up.
- Mais de um estado - Exibir comissionamento: exibirá os valores dos impostos destacados e do comissionamento do vendedor. Os impostos são exibidos para que seja possível "conferir" o valor de comissionamento uma vez que os impostos destacados não entram na base de cálculo da comissão do vendedor.
- Mais de um estado - Exibir todas as taxas do mark-up: essa opção exibirá todas as taxas do mark-up.
- Em Planilha - UFs (abas) x Mark-ups (colunas) - com todos os impostos: essa opção gerará uma planilha de cálculo com os preços dos produtos, considerando os impostos destacados, de acordo com os mark-ups selecionados. Nessa planilha haverá uma aba para cada estado.
- Em Planilha - UFs (abas) x Mark-ups (colunas) - sem os impostos destacados: essa opção gerará uma planilha de cálculo com os preços dos produtos, sem considerar os impostos destacados, de acordo com os mark-ups selecionados. Como na opção anterior, na planilha haverá uma aba para cada estado.
- Em Planilha - Mark-ups (abas) x UFs (colunas) - com todos os impostos: essa opção gerará uma planilha de cálculo com os preços dos produtos, incluindo os impostos destacados, de acordo com os estados selecionados. Nessa planilha haverá uma aba para cada mark-up selecionado.
- Em Planilha - Mark-ups (abas) x UFs (colunas) - sem os impostos destacados: essa opção gerará uma planilha de cálculo com os preços dos produtos, sem considerar os impostos destacados, de acordo com os estados selecionados. Como na opção anterior, na planilha haverá uma aba para cada mark-up selecionado.
- Produtos com situação: determina as situações que o produto deve possuir para ser impresso.
- Imprimir código de barras / código auxiliar: selecione essa opção se você desejar a impressão do código de barras/código auxiliar do produto.
- Imprimir peso, volume e quantidade mínima de venda: ative essa opção se desejar a impressão do peso líquido, peso bruto, volume e quantidade mínima de venda para o produto.
- Imprimir a descrição complementar: ative essa opção se desejar a impressão da descrição complementar do produto.
- Imprimir linhas com fundo colorido: faz com que o fundo do relatório seja impresso com cores o que é muito útil para destacar partes do relatórios.
- Não imprimir valores de venda "zerados" (=0,00): se esta opção estiver selecionada o sistema não imprimirá os preços de venda quando estes forem igual a zero. Esta opção está disponível apenas para a lista de preços gerencial.
- Não listar produtos sem custo de fabricação: como não é possível calcular o preço de venda para os produtos sem custo de fabricação, ative essa opção para ignorar os produtos sem custo.
- Ordenar relatório por: este campo indica qual a ordem que deverá ser utilizada na emissão do relatório (por código, descrição ou referência).
Mark-up
Define quais os mark-ups (condições comerciais) deverão ser utilizados para calcular os preços de venda da tabela de preços, podendo ser:
- Utilizar os mark-ups predefinidos: para calcular os preços de venda dos produtos serão utilizados os mark-ups que foram informados no cadastramento do produto.
- Selecionar outro mark-up: este campo indica para cálculo dos preços de venda dos produtos deverão ser utilizados os mark-ups definidos pelos campos:
- Mark-up 1: indica o mark-up que deverá ser utilizado para calcular o primeiro preço de venda. Você deverá informar o código do mark-up que deve ser utilizado ou utilizar o botão de pesquisa (
) que fica ao lado deste campo para localizar o Mark-Up desejado no cadastro do sistema.
- Mark-up 2: indica o mark-up que deverá ser utilizado para calcular o segundo preço de venda. Você deverá informar o código do mark-up que deve ser utilizado ou utilizar o botão de pesquisa (
) que fica ao lado deste campo para localizar o Mark-Up desejado no cadastro do sistema.
- Mark-up 3: indica o mark-up que deverá ser utilizado para calcular o terceiro preço de venda. Você deverá informar o código do mark-up que deve ser utilizado ou utilizar o botão de pesquisa (
) que fica ao lado deste campo para localizar o Mark-Up desejado no cadastro do sistema.
- Imprimir o preço do 1º mark-up: define que deverão ser impressos os preços de venda calculado pelo primeiro mark-up informado.
- Imprimir o preço do 2º mark-up: define que deverão ser impressos os preços de venda calculado pelo segundo mark-up informado.
- Imprimir o preço do 3º mark-up: define que deverão ser impressos os preços de venda calculado pelo terceiro mark-up informado.
- Imprimir a descrição do mark-up: indica que deverá ser impresso o nome de cada mark-up utilizado no cálculo do preço de venda.
- Imprimir o preço de venda à vista: indica que deverão ser impressos os preços de venda à vista.
- Imprimir o preço de venda a prazo: indica que deverão ser impressos os preços de venda a prazo.
- Não listar produtos sem mark-ups: selecionando esta opção o sistema não listará os produtos que você não informou os mark-ups padrão no seu cadastramento. Essa opção será automaticamente selecionada ao selecionar a opção "Utilizar os mark-ups predefinidos" e será desmarcada ao selecionar a opção "Selecionar outros mark-ups", mas você poderá ativar/desativar se for necessário.
- Imprimir a composição dos mark-ups e seus valores: selecione essa opção se você desejar que sejam impressos os percentuais e valores de cada taxa do mark-ups. Esta opção está disponível apenas para a lista de preços gerencial (ativo apenas se for selecionada a "Lista de Preços Gerencial").
Tipos de clientes e local venda
Como o preço pode variar em função do tipo de cliente e/ou estado destino da venda, nesta tela você deverá indicar se deseja:
- Calcular os preços de venda para o seguinte tipo de cliente: indique aqui qual o tipo de cliente para qual os preços deverão ser calculados assim como o estado destino da venda.
- Calcular os preços de venda para um cliente específico: aqui você poderá emitir o catálogo para um cliente específico. Indique o cliente desejado ou pressione o botão
para pesquisar um determinado cliente no cadastro.
Vendedores
Como a comissão pode variar por vendedor, essa tela permite que você indique para qual vendedor os preços de venda deverão ser calculados:
- Tabela padrão para qualquer vendedor: essa opção calculará os preços de venda levando em consideração apenas a taxa de comissionamento definida no(s) mark-up(s) selecionado(s).
- Tabela específica para um vendedor: aqui você poderá emitir o catálogo para um vendedor específico, para isso indique o código do vendedor desejado ou pressione o botão
para pesquisar o vendedor no cadastro do sistema.
Contratos produtos x clientes
Permite imprimir uma quarta coluna com os preços praticados para um determinado contrato (esta aba será exibida apenas para as listas de preços "Venda Externa"). Aqui você encontrará as seguintes opções:
- Não imprimir os preços registrados para um determinado contrato de produtos x clientes: se selecionada, não será impressa a quarta coluna de preços.
- Imprimir o preço de venda do contrato: se você selecionar essa opção você deverá informar, no campo ao lado, o código do contrato que deverá ser utilizado para a impressão da quarta coluna de preços (se não souber o código do contrato pressione o botão
para pesquisá-lo).
- Listar apenas os produtos que estejam cadastrados no contrato informado: se você selecionar esta opção, serão impressos apenas os produtos que existam no contrato selecionado.
Ajustes de preços
Permite modificar o resultado definido no mark-up, adicionar valores ao custo de fabricação, modificar o preço de venda, etc. Aqui você encontra as seguintes opções:
- Modificação do resultado, com as seguintes possibilidades:
- Manter o resultado original: não faz qualquer ajuste no resultado, isto é, mantém o previamente definido no mark-up, produto ou cliente.
- Adiciona ao resultado definido o percentual de: permite acrescentar um valor ao resultado previamente definido. Também é possível diminuir o resultado definido bastando, para isso, digitar o percentual como um número negativo. Ao lado do campo de percentual a ser adicionado, você deverá informar o resultado mínimo e o máximo permitido.
- Utilizar como resultado o percentual de: nessa opção o sistema utilizará como resultado desejado o percentual indicado.
- Opções adicionais de ajuste de custo ou do preço, com as seguintes possibilidades:
- Adicionar ao preço calculado (antes dos impostos destacados) o percentual de: após ter calculado o preço de venda, o sistema acrescentará o percentual indicado.
- Adicionar ao custo de fabricação o percentual de: o sistema aumentará o custo de fabricação do produto no percentual indicado e, após esse ajuste, o preço de venda será calculado utilizando o custo de fabricação ajustado.
- Adicionar ao preço calculado (antes dos impostos destacados) o valor de: essa opção acrescentará um valor ao preço de venda calculado.
- Adicionar ao custo de fabricação o valor de: acrescerá, ao custo de fabricação, o valor indicado antes de iniciar o cálculo do preço de venda.
Produtos, Grupos/subgrupos, Referência e clientes, Fornecedores e Grupos/subgrupos compra
Permite indicar o intervalo de impressão desejado (consulte o tópico definição de filtros para mais informações sobre o funcionamento destas abas).
|
|
Uma vez tendo definido os parâmetros para emissão do relatório, você poderá utilizar os seguintes botões:
- Visualizar: para exibir o relatório no vídeo.
- Imprimir: para enviar o relatório para a impressora.
- Salvar: salva os parâmetros informados para posterior reutilização.
- Carregar: carrega os parâmetros para emissão do relatório (desde que tenham sido previamente salvos utilizando a opção acima)
- Retornar: retorna ao menu do Hipercusto.