Manutenção relatórios para o Reports
Este módulo é utilizado para definir/configurar os relatórios/consultas que devem ser processados pelo Reports. Nesta tela você encontrará as seguintes abas:
Identificação da consulta:
Nesta tela são definidos os dados principais da consulta:
- Nome da consulta: define o nome que deverá ser exibido para o usuário. Procure definir um nome de fácil interpretação pois será com base no nome cadastrado que o usuário identificará o relatório e sua finalidade.
- Descrição, resumo ou finalidade da consulta: é uma informação complementar ao nome da consulta e que também será exibida para o usuário na tela de seleção.
- Válida do dia: indica a partir de que dia a consulta poderá ser executada pelo usuário, isto é, a consulta só poderá ser acionada pelo usuário se a data de execução do relatório for superior a data informada. O preenchimento deste campo é opcional, isto é, se o relatório puder ser executado a partir de qualquer data, deixe esse campo em branco.
- Até o dia: indica até que data a consulta poderá ser executada pelo usuário. O preenchimento deste campo é opcional, isto é, se o relatório não possuir data de validade deixe esse campo em branco.
- Quais usuários podem executar a consulta: indique se todos os usuários terão acesso a esta consulta ou então qual o tipo de aplicação que deve estar habilitada para o usuário para que ele possa emitir essa consulta. Isso permitirá, por exemplo, ocultar informações que devem ser acessadas apenas pela diretoria dos relatórios que podem ser acessados por quaisquer usuários do Hipercusto.
- Senha proteção (opcional): se desejar evitar que outros usuários tenham acesso a configuração da consulta, você poderá cadastrar uma senha de acesso e, assim, quando essa consulta tiver que ser alterada será necessário informar a senha cadastrada nesse campo para efetuar alterações.
- Confirmação da senha: se você protegeu as definições da consulta com uma senha, você deverá redigitar a senha neste campo.
- Exibir no menu do Hipercusto? Você deverá indicar se esta consulta poderá ser acessada apenas pelo módulo "Reports for Hipercusto" ou se estará disponível em algum dos menus do Hipercusto.
- Imagens para o menu: Se você pretende licenciar o aplicativo de visualização dos relatórios (Windows), então deverá, obrigatoriamente, cadastrar uma imagem no padrão PNG (48 x 48 pixels) para ser exibida no aplicativo.
- Importar template: utilize esse botão para selecionar o modelo XLS (ou XLSx) que deverá ser utilizado na emissão do relatório. Após ser selecionado, o template será incluído no banco de dados do Hipercusto.
- Exportar template: através desse botão você poderá gravar em disco o modelo registrado no Hipercusto (e alterá-lo se for necessário).
- Situação consulta (status): indique se a consulta está liberada para os usuários do sistema (ativa) ou se ela ainda está em configuração/definição ou se está com sua utilização suspensa (inativa).
- Nome e local do template selecionado: apenas informativo, indica o local de onde o template foi lido. Se você pressionar o botão ao lado deste campo, o modelo será recarregado do disco (esse botão só será exibido se o modelo ainda estiver na pasta original).
- Pode ser executada pelo aplicativo "Reports Viewer": ative essa opção se você desejar que o relatório/consulta possa ser acessado pelo visualizador de consultas. Desmarque essa opção se a consulta somente puder ser acessada/processada pelo Hipercusto.
- Instruções de uso (o texto abaixo será exibido na tela de processamento da consulta): aqui você poderá cadastrar informações adicionais que serão exibidas para o usuário quando ele estiver parametrizando a consulta.
Definição dos dados para o template:
Aqui você deverá informar um ou mais SELECTs que deverão ser utilizados na extração dos dados para o template cadastrado na tela anterior.
Para cada SELECT você deverá informar os seguintes dados:
- Nome consulta: é o nome pelo qual os dados da consulta serão acessados pelo template. Esse nome deverá ser único para cada consulta e não poderá ter caracteres especiais, acentuação ou espaços.
- Localização e modo de uso: Define o modo de geração do relatório. As opções são:
- Linha: define que cada registro retornado pelo SQL fornecido deverá ser impresso em uma ou mais linhas, isto é, o relatório será gerado na vertical.
- Coluna: define que cada registro retornado pelo SQL fornecido deverá ser impresso em uma ou mais colunas, isto é, o relatório será gerado na horizontal:
- Eliminar última linha / coluna: Ao gerar relatórios com totais ou outras funções estatísticas do Excel, talvez seja necessário inclui uma linha adicional ao final que, após o relatório ter sido gerado, ficará vazia na planilha. Se você marcar essa opção, essa linha em branco será eliminada assim que o relatório for inteiramente processado.
- Referência: Define a área em que os dados deverão ser impressos. Aqui você deverá informar a referência seguindo o padrão do Excel. Por exemplo: se, na planilha modelo, os dados tiverem que ser impressos nas linhas 2 a 4, você deverá informar: =$2:$4 ou, então, se a planilha possuir várias folhas de cálculo e você desejar imprimir os dados na segunda folha, poderá informar: =Planilha1!$2:$4
- Descrição consulta (preenchimento opcional): aqui você poderá informar um pequeno resumo ou comentário sobre os dados extraídos pelo SELECT. Esse campo é apenas informativo, isto é, ele não será utilizado no template ou exibido para os usuários.
- Código SQL desta consulta: aqui você deverá cadastrar o código (SELECT) que deve ser utilizado para obter os dados do Hipercusto e enviá-lo para o template.
Para incluir novas consultas, você deve clicar na aba "Nova consulta" e uma nova aba será criada para que você informe o novo SELECT. Para excluir uma consulta, basta clicar no "x" ao lado da aba com o nome da consulta correspondente.
Definições e configurações dos parâmetros:
Nesta aba você deverá configurar os parâmetros que deverão ser solicitados ao usuário antes de emitir a consulta como, por exemplo, período desejado, código do produto, cliente, etc. Para cada parâmetro você deverá informar:
- Seq: é o número sequencial do parâmetro, isto é, a ordem em que ele deverá ser apresentado para o usuário.
- Parâmetro: é o nome do parâmetro que deverá ser enviado para a consulta e não deve possuir caracteres especiais, acentuação ou espaços. Nos SELECTs esses parâmetros poderão ser acessados precedendo o nome do parâmetro por dois pontos ":".
- Descrição que deverá ser exibida para o usuário: é o nome que será exibido na tela para que o usuário entenda o tipo de informação que deverá ser digitada antes de emitir o relatório.
- Tipo de parâmetro: indica o tipo de dado que será digitado pelo usuário. As opções possíveis são:
- Texto: o usuário deverá digitar um texto ou sequência de caracteres.
- Data: o usuário deverá digitar uma data (dia, mês e ano).
- Inteiro: deverá ser digitado um número inteiro.
- Numérico: deverá ser digitado um número inteiro ou com casas decimais.
- Caixa de seleção: será exibido uma caixa de seleção (checkbox) onde o usuário terá apenas duas possibilidades: marcar a caixa exibida (verdadeiro) ou desmarcá-la (falso).
- Opção de seleção: será exibida uma tela com as opções possíveis e o usuário deverá selecionar apenas uma das opções apresentadas.
- A partir de uma tabela: similar a opção acima porém os dados que serão exibidos serão extraídos de uma tabela do Hipercusto.
- Tamanho máximo: indica o número máximo de caracteres que poderão ser digitados pelo usuário.
- Valor mínimo: de preenchimento opcional, indica o valor mínimo que poderá ser digitado pelo usuário, isto é, se o valor digitado for inferior ao apresentado, o sistema exibirá um alerta e solicitará a correção da digitação
- Valor máximo: de preenchimento opcional, indica o valor máximo que poderá ser digitado pelo usuário, isto é, se o valor digitado for superior ao apresentado, o sistema exibirá um alerta e solicitará a correção da digitação.
- Obrigatório?: maque esse campo se o usuário for obrigado a informar o parâmetro para que a consulta seja emitida.
- Apenas maiúsculas?: válido apenas quando o tipo de parâmetro for texto, indica que o texto digitado pelo usuário deverá ser convertido automaticamente para maiúsculas antes de enviar o parâmetro para o SELECT.
- Usar na consulta: indica para qual consulta o parâmetro poderá ser utilizado. Se não for informado, o parâmetro em questão poderá ser utilizado em qualquer uma das consultas.
- Lista de valores: Utilizada apenas quando o tipo de parâmetro for "opção de seleção" ou "a partir de uma tabela":
- Para "opção de seleção": você deverá digitar os valores que deverão ser apresentados para o usuário, sendo que você deverá informar cada valor em uma linha.
- Para "a partir de uma tabela": você deverá digitar o SELECT que deverá ser utilizado para obter os dados que deverão ser exibidos para o usuário (e o usuário poderá selecionar apenas um dos valores apresentados).
- Resultado lista: válido apenas quando o tipo de parâmetro for "opção de seleção" e indica o valor que deverá ser passado para o parâmetro quando o usuário selecionar uma das opções. Por exemplo, se o usuário selecionar a primeira linha do campo "lista de valores" o sistema utilizará o valor da primeira linha deste campo. Se selecionar a segunda linha do campo "lista de valores" o sistema utilizará o valor da segunda linha deste campo e assim sucessivamente. O número de linhas deste campo deverá ser o mesmo número de linhas do campo "Lista de valores".
- Inicializar o campo com: indica o valor com o qual o campo deverá ser inicializado antes de apresentá-lo ao usuário, que poderá aceitar o valor exibido ou selecionar outra informação para o campo. A inicialização dependerá do tipo de campo:
- Para campos do tipo texto, inteiro ou numéricos: o campo será inicializado com o valor digitado neste campo
- Para campos do tipo data: você deverá utilizar uma das seguintes macros para informar como o campo dever ser inicializado:
- D.DIA: inicializa o campo com a data atual, isto é, a data em que o usuário solicitou a emissão do relatório.
- P.DIA: inicializa o campo com o primeiro dia do mês da data em que o usuário solicitou a emissão do relatório. Por exemplo, se a data atual for 09/12/2018 essa macro iniciará o parâmetro com 01/12/2018.
- U.DIA: inicializa o campo com o último dia do mês da data em que o usuário solicitou a emissão do relatório. Por exemplo, se a data atual for 09/12/2018 essa macro iniciará o parâmetro com 31/12/2018.
- P.DIA-DXXX: primeiro dia do mês da data atual menos o número de dias especificado. Por exemplo, se a data atual for 09/12/2018 e você especificar a macro P.DIA-D5 o parâmetro será inicializado como 26/11/2018 (= primeiro dia do mês de dezembro menos 5 dias).
- P.DIA+DXXX: primeiro dia do mês da data atual mais o número de dias especificado. Por exemplo, se a data atual for 09/12/2018 e você especificar a macro P.DIA+D5 o parâmetro será inicializado como 06/12/2018.(= primeiro dia do mês de dezembro mais 5 dias).
- U.DIA-DXXX: último dia do mês da data atual menos o número de dias especificado. Por exemplo, se a data atual for 09/12/2018 e você especificar a macro U.DIA-D5 o parâmetro será inicializado como 26/12/2018 (= último dia do mês de dezembro menos 5 dias).
- U.DIA+DXXX: último dia do mês da data atual mais o número de dias especificado. Por exemplo, se a data atual for 09/12/2018 e você especificar a macro U.DIA+D5 o parâmetro será inicializado como 05/01/2019.(= último dia do mês de dezembro mais 5 dias).
- D.DIA-DXXX: data atual menos o número de dias especificado. Por exemplo, se a data atual for 09/12/2018 e você especificar a macro D.DIA-D5 o parâmetro será inicializado como 04/12/2018 (= dia 09/12/2018 menos 5 dias).
- D.DIA+DXXX: data atual mais o número de dias especificado. Por exemplo, se a data atual for 09/12/2018 e você especificar a macro D.DIA+D5 o parâmetro será inicializado como 14/12/2018.(= dia atual mais 5 dias).
- P.DIA-MXXX: primeiro dia do mês da data atual menos o número de meses especificado. Por exemplo, se a data atual for 09/12/2018 e você especificar a macro P.DIA-M1 o parâmetro será inicializado como 01/11/2018 (= primeiro dia do mês de dezembro menos 1 mês).
- P.DIA+MXXX: primeiro dia do mês da data atual mais o número de meses especificado. Por exemplo, se a data atual for 09/12/2018 e você especificar a macro P.DIA+M1 o parâmetro será inicializado como 01/01/2019.(= primeiro dia do mês de dezembro mais um mês).
- U.DIA-MXXX: último dia do mês da data atual menos o número de meses especificado. Por exemplo, se a data atual for 09/12/2018 e você especificar a macro U.DIA-M1 o parâmetro será inicializado como 30/11/2018 (= último dia do mês de dezembro menos 1 mês).
- U.DIA+MXXX: último dia do mês da data atual mais o número de meses especificado. Por exemplo, se a data atual for 09/12/2018 e você especificar a macro U.DIA+M2 o parâmetro será inicializado como 28/02/2019.(= último dia do mês de dezembro mais 2 meses).
- D.DIA-MXXX: data atual menos o número de meses especificado. Por exemplo, se a data atual for 09/12/2018 e você especificar a macro D.DIA-M2 o parâmetro será inicializado como 09/10/2018 (= dia 09/12/2018 menos 2 meses).
- D.DIA+MXXX: data atual mais o número de meses especificado. Por exemplo, se a data atual for 09/12/2018 e você especificar a macro D.DIA+M2 o parâmetro será inicializado como 09/02/2018.(= dia atual mais 2 meses).
- P.DIA-AXXX: primeiro dia do mês da data atual menos o número de anos especificado. Por exemplo, se a data atual for 09/12/2018 e você especificar a macro P.DIA-A1 o parâmetro será inicializado como 01/12/2017 (= primeiro dia do mês de dezembro menos 1 ano).
- P.DIA+AXXX: primeiro dia do mês da data atual mais o número de anos especificado. Por exemplo, se a data atual for 09/12/2018 e você especificar a macro P.DIA+A2 o parâmetro será inicializado como 01/12/2020.(= primeiro dia do mês de dezembro mais 1 ano).
- U.DIA-AXXX: último dia do mês da data atual menos o número de anos especificado. Por exemplo, se a data atual for 09/12/2018 e você especificar a macro U.DIA-A2 o parâmetro será inicializado como 31/12/2016 (= último dia do mês de dezembro menos 2 anos).
- U.DIA+AXXX: último dia do mês da data atual mais o número de anos especificado. Por exemplo, se a data atual for 09/12/2018 e você especificar a macro U.DIA+A1 o parâmetro será inicializado como 31/12/2019.(= último dia do mês de dezembro mais 1 ano).
- D.DIA-AXXX: data atual menos o número de anos especificado. Por exemplo, se a data atual for 09/12/2018 e você especificar a macro D.DIA-A1 o parâmetro será inicializado como 09/12/2017 (= dia 09/12/2018 menos 1 ano).
- D.DIA+AXXX: data atual mais o número de anos especificado. Por exemplo, se a data atual for 09/12/2018 e você especificar a macro D.DIA+A2 o parâmetro será inicializado como 09/12/2020.(= dia atual mais 2 anos).
- Para campos do tipo "caixa de seleção": o campo estará marcado se você digitar VERDADEIRO, V , ON, TRUE ou CHECK. Se não informar nenhum valor padrão ou se informar um valor diferente dos indicados anteriormente, o campo estará desmarcado.
- Para "opção de seleção": o campo será inicializado com o valor indicado ou com o número da lista especificado.
- Para "a partir de uma teba": será possível inicializar o campo com:
- < ... Indica que o campo deverá ser inicializado com o registro retornado pela tabela.
- > ... Indica que o campo deverá ser inicializado com o último registro retornado pela tabela.
- <sequência> ... O campo será inicializado com o primeiro registro que iniciar com a sequência informada.
Na parte inferior da tela você encontrará os seguintes botões:
- Testar consulta: processa a consulta para que você verifique se ela funciona corretamente. As consultas só serão liberadas para os usuários após terem sido testadas e estarem funcionando corretamente.
- Carregar: permite carregar as definições da consulta de um arquivo em disco.
- Exportar: exporta a consulta que está na tela para um arquivo em disco.
- Confirma: registra as definições da consulta no Hipercusto (e permanece no modo de edição).
- Cancelar: cancela as alterações efetuadas desde a última definição e retorna ao módulo de seleção das consultas.
|
|