Os modelos de relatórios (templates) para o "Reports for Hipercusto" são criados a partir de planilhas em Excel ou planilhas de cálculo compatíveis com o padrão XLS/XLSx (como o LibreOffice, OpenOffice, etc.). 


Na definição dos modelos você poderá utilizar os principais recursos disponíveis no Excel como: cálculos, cores, gráficos, classificações, filtros, etc. e, como a maioria dos usuários já sabe criar planilhas de cálculo, eles não terão grandes dificuldades em criar novos relatórios.


Os relatórios criados no "Reports for Hipercusto" poderão ser visualizados em qualquer PC que possua o Hipercusto instalado ou, ainda, em computadores que possuam uma licença do Reports Viewer e que utilizam o macOS (Mac da Apple), o iOS (iPad e iPhone) ou, ainda, em PCs Windows. 


Não é preciso ter o Excel para visualizar os relatórios mas você necessitará dele para criar novos relatórios no sistema.


  • Os aplicativos para visualização dos relatórios (Reports Viewer) são licenciados separadamente (entre em contato para maiores informações).
  • Antes de tentar criar seus relatórios, leia todas as informações de todos os subtópicos abaixo pois eles explicam os conceitos básicos e como criar seus relatórios.
  • Se desejar, a NatSam poderá criar modelos de relatórios para sua empresa mas essa operação envolverá custos de desenvolvimento.


O modelo de relatório criado poderá utilizar os seguintes elementos (clique nos nomes para maiores informações):


  • Etiquetas de dados: são os valores das planilhas que deverão ser substituídos por dados obtidos do banco de dados ou pelos valores dos parâmetros digitados pelo usuário.
  • Alcance dos dados: define as linhas que deverão ser repetidas para cada registro lido do banco de dados.



Leia, também, o tópico com nosso exemplo de criação de relatórios e veja como definir novos relatórios.