Ativar Hipercusto
Como você sabe, o Hipercusto é um programa licenciado, isto é, ele só poderá ser utilizado pela empresas que adquiriram uma licença de uso do programa. Para "liberar" todos os recursos do sistema você precisa "ativar" o sistema no seu micro, o que é feito através deste módulo do sistema.
No módulo "Ativar Hipercusto" você também poderá gerenciar as estações que utilizam o sistema. Nesta tela você encontrará duas páginas:
Ativar sistema
Esta página é utilizada para ativar a sua licença de uso ou para renová-la caso o prazo de utilização do sistema tenha expirado e você adquiriu uma nova licença ou está com seu contrato de locação ativo. A ativação pode ser feita de duas maneiras:
- Ativar via Web (exige que este micro esteja conectado à Internet): nesta opção o processo de ativação é automático e efetuado diretamente entre o Hipercusto e os servidores da NatSam. Para poder ativar sua licença você terá que fornecer os seguintes dados:
- Número da sua autorização de uso: este número consta na autorização de uso que você recebeu quando contratou o sistema (geralmente a ela é enviada por email). A autorização de uso é exclusiva para sua empresa, você não deverá fornecê-la a terceiros.
- Senha de ativação: é um código que permitirá a conexão do seu microcomputador no servidor da NatSam. A senha não será exibida durante sua digitação o que evitará que outras pessoas a conheçam mas, se você ativar o campo "Exibir a senha durante a digitação" ela será exibida no campo correspondente.
- Gravar a senha no banco de dados (isso facilitará futuras ativações): sempre que precisar ativar novamente o sistema você terá que informar novamente a senha de ativação. Se você ativar esta opção ela será armazenada no banco de dados do Hipercusto, agilizando futuras reativações do sistema.
Após ter fornecido o número da licença e a senha de ativação, basta clicar no botão "Ativação direta via internet (opção preferencial)" para habilitar a execução do Hipercusto no seu micro ou então no botão "Retornar ao Hipercusto" para voltar ao menu do sistema. Se por acaso o firewall da sua rede estiver impedindo o acesso a servidores externos e, assim, você não conseguir ativar sua licença você poderá tentar ativar sua licença usando o botão "Ativar via HTTP/Web".
|
|
- Ativar manualmente (você deverá estar com os códigos de ativação da sua licença): esta opção permite que você ative manualmente o Hipercusto e quando selecionada será solicitado que você informe os seguintes dados:
- Razão social: é o nome da empresa (ou usuário) que contratou o Hipercusto.
- CNPJ: é o CNPJ da empresa que contratou o Hipercusto.
- Chave de ativação: é o chave de liberação do sistema para a sua empresa.
Após ter digitado os dados acima, clique no botão "Ativar o sistema manualmente" para ativar a sua licença de uso.
|
|
Ativar e gerenciar estações
Aqui você poderá habilitar o uso do Hipercusto nas estações da sua rede além de permitir a definição de alguns parâmetros de comunicação. Na parte de cima da tela são apresentadas todas as máquinas que estão cadastradas no sistema (ativas ou inativas) e na parte de baixo você verá as seguintes informações de cada uma delas:
- Identificação do micro: é um código único de cada equipamento onde o Hipercusto está instalado e é obtido com base em várias informações do Windows e do hardware do microcomputador.
- Nome do usuário: é aquele nome que você informou na primeira utilização do sistema. A única maneira de modificá-lo é utilizando este módulo.
- Depto/setor: é o nome do departamento ou setor onde o micro está instalado (também informado na primeira utilização do sistema). Se ela foi informada incorretamente ou se o micro mudou de departamento você poderá utilizar este módulo para alterá-lo.
- Situação do micro: indica se o micro está ativo (pode executar o Hipercusto) ou se está inativo (o sistema não poderá ser executado no mesmo).
- Primeira execução em: indica o dia e a hora em que o Hipercusto foi executado pela primeira vez no micro selecionado.
- Última execução em: é o dia e a hora em que o sistema foi executado pela última vez no micro selecionado.
- Quantidade total de execuções: indica quantas vezes o sistema foi executado no micro selecionado desde sua instalação.
- Opções avançadas de rede: nestes dois campos você pode definir se a compressão dos dados da estação que trafegam para o servidor deverão ser compactados ou não. Esta definição é realizada através dos seguintes campos:
- Compactar pacotes TCP/IP sempre que estes forem maiores que: indica o número mínimo de bytes que um pacote de comunicação TCP/IP deve ter para que seja compactado antes de ser enviado para o servidor. Pacotes abaixo deste valor não serão compactados ao serem encaminhados ao servidor.
- Algorítimo/nível de compressão que deverá ser utilizado: indica o algoritmo que deve ser utilizado na compressão dos dados, podendo ser:
- Não compactar: desativar a opção de compressão/compactação da comunicação.
- Zip - nível mínimo: utilizar o algoritmo de compressão mínimo do padrão de compactação ZIP.
- Zip - nível 1 a Zip - nível 8: utilizar o nível de compactação de 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8 do padrão ZIP (quanto maior o número maior a compactação).
- Zip - nível máximo: usar o nível máximo de compressão de dados do padrão ZIP.
- RLE: utilizar a compressão de dados do padrão RLE (Run-length encoding).
|
|
Nesta tela você encontrará os seguintes botões:
- Alterar: permite modificar os dados da estação, informar a autorização de uso para a estação ou definir as opções avançadas de rede.
- Desativar: desativará a estação do sistema, isto é, o Hipercusto não poderá mais ser utilizado no micro selecionado.
- Reativar: permite ativar novamente a execução do Hipercusto em um micro que tenha sido previamente desativado.
- Excluir: exclui o equipamento selecionado da relação de micros que utilizam ou utilizaram o Hipercusto.