Este módulo consolida as matérias-primas e prestadores de serviços necessários para fabricar um único item do pedido (ou todos os itens do pedido). 


Através deste módulo você conseguirá identificar os insumos necessários para atender o pedido (ou apenas um item do pedido) e poder negociar descontos na aquisição destes insumos junto aos fornecedores.


Veja exemplo da tela deste módulo:



Abaixo estão as descrições das colunas (utilize o número ao lado dos parágrafos para identificar a coluna correspondente na tela acima):

  • (1) Aqui estará o código/descrição do produto que foi selecionado para consolidação dos insumos ou, se solicitou a consolidação de todos os produtos do pedido, será exibida a mensagem "Consolidando todos os itens do pedido".
  • (2) Código da matéria-prima ou do prestador de serviços.
  • (3) Identificador do tipo de item. Aqui estará um retângulo azul quando o item for uma matéria-prima ou um retângulo laranja quando o item for um prestador de serviços (repare que no rodapé da tela existe uma legenda para este identificador).
  • (4) Nome/descrição da matéria-prima ou do prestador de serviços.
  • (5) Nessa coluna será exibida a unidade de compra da matéria-prima ou a unidade de execução do serviço (no caso do item ser um prestador de serviços).
  • (6) Representa a quantidade total do insumo que será utilizada para fabricar o item do pedido (ou todos os itens do pedido).
  • (7) É o valor unitário de aquisição da matéria-prima (ou o valor cobrado pelo prestador de serviços).
  • (8) É o percentual de desconto concedido sobre o valor de aquisição do insumo. Ao digitar um percentual nesta coluna, os valores das colunas (9) e (10) serão recalculados automaticamente (como se fosse uma planilha de cálculo).
  • (9) É o valor unitário que será pago pelo insumo. Ao alterar o valor desta coluna, o percentual da coluna (8) e o valor da coluna (10) serão recalculados.
  • (10) Aqui estará o novo valor total do insumo, isto é, o resultado da quantidade necessária do insumo multiplicado pelo novo valor unitário. Se você alterar o valor desta coluna, o percentual da coluna (8) e o valor da coluna (9) serão recalculados.
  • (11) Nesta coluna será representado, percentualmente, quanto o custo total do insumo indicado representa em relação a todos os insumos que serão utilizados para fabricar o item (ou todo o pedido). Ressaltamos que apenas os valores gastos com matérias-primas e prestadores de serviços serão considerados no cálculo deste coluna.
  • (12) Nesta coluna será indicado, percentualmente, quanto representa o custo total do insumo indicado em relação ao custo total de fabricação do produto (ou dos produtos do pedido), isto é, além de considerar os custos com matérias-primas e prestadores de serviços, também serão considerados os custos dos setores produtivos.
  • (13) Este botão exibirá um menu com as seguintes opções:
    • Desfazer as alterações: cancela as alterações de preços efetuadas.
    • Atualizar valor atual da matéria-prima selecionada: recupera o valor unitário atual para o registrado no cadastro de matérias-primas. Essa opção só terá utilidade se você estiver modificando um orçamento antigo e desejar atualizar o valor para o valor atual da matéria-prima (essa opção só será exibida se o insumo selecionado for uma matéria-prima).
    • Atualizar o valores atuais para todas as matérias-primas: similar à opção anterior, porém atualizará o valor de todas as matérias-primas exibidas.
    • Atualizar valor atual do prestador de serviço selecionado: recupera o valor unitário atual para o registrado no cadastro de prestadores de serviços. Essa opção só terá utilidade quando você estiver alterando um orçamento antigo e desejar atualizar o valor para o valor atual (essa opção só será exibida se o insumo selecionado for um prestador de serviços).
    • Atualizar o valores atuais para todos os prestadores de serviços: similar à opção anterior, porém atualizará o valor de todas os prestadores de serviços exibidos.
  • (14) Após ter efetuado os ajustes nos valores dos insumos, você deverá utilizar esse botão se desejar ver qual a nova margem de contribuição que será obtida se os itens forem comercializados pelos preços digitados na tela de pedidos (para isso, serão utilizados os novos valores de aquisição dos insumos digitados).
  • (15) Após ter efetuado os ajustes nos valores dos insumos, você deverá utilizar esse botão se desejar que os preços de venda sejam recalculados com base nos novos custos dos insumos.
  • (16) Finaliza esse módulo sem considerar as alterações nos valores dos insumos.




  • Nos valores das matérias-primas, poderá ser considerado o valor líquido ou o valor bruto pago por cada unidade da matéria-prima (no módulo de configuração do Hipercusto você determina qual destes valores deverá ser exibido/editado para o usuário).
  • Na consolidação dos insumos serão totalizadas as matérias-primas e prestadores de serviços utilizados em todos os níveis da fórmula do produto. 
  • Esse módulo deve ser utilizado apenas quando você consegue negociar com seus fornecedores os insumos necessários para atender um grande pedido. Nesse caso, você terá duas alternativas para a "economia" obtida nesta negociação:
    1. Obter uma melhor M.C. para a empresa: neste caso, você deverá utilizar o botão "Reavaliar M.C." (14) quando concluir as negociações com seus fornecedores.
    2. Repassar o descontos aos seus clientes: para essa situação você deverá utilizar o botão "Recalcular preços" (15).


  • No cadastro de usuários você poderá indicar os usuários que terão acesso a esse módulo.
  • Os botões (13), (14) e (15) somente serão exibidos durante o cadastramento de um novo pedido ou se um pedido antigo estiver sendo alterado. Se o pedido estiver sendo consultado, esses botões ficarão ocultos.
  • Se o Hipercusto estiver integrado com seu ERP para importação das nota fiscais de vendas, será necessário informar no seu ERP o número do pedido correspondente no Hipercusto, assim como modificar a interface de importação das vendas.
  • Sua empresa certamente utilizará a negociação de um grande pedido para também adquirir os insumos que serão utilizados para atender todos os orçamentos de um determinado período (se necessário você poderá consolidar as necessidades de vários pedidos usando o relatório "Necessidades de insumos").
  • No caso das matérias-primas, elas sempre serão totalizados utilizado a "Unidade de compra" e o valor líquido de aquisição. 
  • No caso dos prestadores de serviços, o custo apresentado será o custo total do prestador, isto é, o valor cobrado pelo serviço acrescido dos custos do máquinas e dos gastos gerais de fabricação.
  • Ao pressionar com o botão direito do mouse na grade de registros, será exibido um menu onde você poderá ativar/desativar a exibição da data da última compra do insumo, código e nome do fornecedor.